Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Acordo de Resultados

Acordo de Resultados
.

 O Acordo de Resultados

Principal ferramenta do Governo do Estado do Rio Grande do Sul para a gestão das entregas dos projetos e das atividades de cada uma das secretarias de Estado e suas vinculadas para a sociedade. O Acordo de Resultados tem como objetivo garantir integração, transparência e unidade na busca pela efetividade na execução e monitoramento dos compromissos assumidos por meio dos objetivos estratégicos do Estado.

Objetivos do Acordo de Resultados:

1.Traduzir a estratégia de governo de forma a ser compreendida pela operação (definição de objetivos e metas e entregas claras para a sociedade).

2.Transformar a estratégia do governo em tarefa de todos: Todos numa mesma direção, todos em busca dos mesmos objetivos.

3.Transformar a gestão em processo contínuo (modelo de governança e gestão construído para o Estado e não para este Governo).

4.Mobilização da liderança para as mudanças necessárias – envolvimento da liderança desde a construção do processo até a execução do processo de gestão. 

Estrutura do Acordo de Resultados

O Acordo de Resultados foi estruturado considerando três dimensões:

  1. Indicadores e entregáveis
  2. Projetos prioritários
  3. Compromissos de eficiência de gestão
acordos
Estrutura Acordo de Resultados

 

Anexo 1: Indicadores de Desempenho e Entregáveis

O indicador de desempenho é uma ferramenta utilizada para determinar se estamos ou não alcançando os objetivos destacados no Acordo de Resultados. Por meio de uma análise, identificamos os pontos críticos que devem ser trabalhados. Aquilo que não conseguimos medir, não podemos gerenciar!

Entregáveis são produtos do escopo de um determinado projeto que, apesar de relevante para o alcance de um determinado objetivo estratégico, não foram consideramos como Projetos Prioritários de Governo. Como meta para os entregáveis, definimos as etapas ou produtos que serão finalizados no ano (Exemplo: Entrega de 100 Km de uma determinada rodovia, pavimentação da pista de um aeroporto específico, etc.)  

Anexo 2: Projetos Prioritários

A classificação de um projeto como prioritário para o Governo e, consequentemente, para o Acordo de Resultados, leva em consideração alguns critérios, entre eles a sua relevância para a estratégia e para a sociedade (projetos de alto impacto); e a fonte de recursos (projetos com recursos de operações de crédito por exemplo).  

Os projetos prioritários são monitorados de maneira intensiva por uma equipe composta por profissionais da Secretaria-Geral de Governo e da Secretaria do Planejamento, Mobilidade e Desenvolvimento Regional, que agora integram a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão.

Anexo 3 – Compromisso de Eficiência de Gestão

- Manter a execução orçamentário-financeira do grupo de despesas “outras despesas correntes” de acordo com as cotas definidas.  

-Implantar ações de sustentabilidade ambiental em todas as secretarias.

- Manter a regularidade e o desempenho dos convênios e contratos de repasse estabelecidos com o Governo Federal.

- Projeto específico para o exercício como o Sistema de Processos Administrativo Eletrônico – PROA

Secretaria do Planejamento, Governança e Gestão