Concluído quarto ciclo de monitoramento do Eixo Governança e Gestão

O Acordo de Resultados de 2017 foi firmado pelo governo do Estado com todos os órgãos da administração direta e indireta para determinar metas a serem alcançadas
O Acordo de Resultados foi firmado pelo governo do Estado com todos os órgãos da administração direta e indireta - Foto: Lucas Barroso/SPGG

O quarto ciclo de monitoramento do Acordo de Resultados correspondente ao Eixo Governança e Gestão foi concluído na manhã desta terça-feira (17), na Sala de Governança da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG). O eixo é composto pelas secretarias de Comunicação (Secom); da Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos (Smarh); da Fazenda (Sefaz); da Casa Civil; e SPGG; além da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e das respectivas vinculadas.

Na reunião, comandada pelo secretário da SPGG, Carlos Búrigo, foram monitoradas, avaliadas e encaminhadas soluções aos oito projetos prioritários, 65 entregáveis e 42 indicadores. Também foi apresentado o planejamento do Acordo de Resultados para 2018, bem como o calendário de reuniões, que, a exemplo deste ano, ocorrerá em cinco ciclos.

"São projetos cruciais para garantir a execução dos compromissos e objetivos estratégicos na construção de uma administração pública mais eficiente na aplicação de recursos e ágil na prestação de serviços", declarou Búrigo.

O governador José Ivo Sartori ressaltou o papel dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), que é um dos projetos realizados e monitorados pela gestão, para o crescimento do Rio Grande do Sul. O governador também citou a Consulta Popular, que elencou prioridades em diversas regiões do estado, conforme votação.

“Nesse modelo de governança e gestão, todos precisam se envolver e se inteirar das ações para que os resultados sejam alcançados. Assim, seguiremos realizando o que é preciso e planejaremos um futuro melhor”, afirmou Sartori.

Participaram da reunião o vice-governador José Paulo Cairoli; os secretários da Casa Civil, Fábio Branco; da Smarh, Raffaele Marsiaj Di Cameli; da Secom, Cleber Benvegnú; os presidente da Procergs, Antonio Ramos Gomes; da Agergs, Alcebiades Adil Santini; do IPE, Otomar Vivian; do diretor-geral do Detran RS, Ildo Mário Szinvelski; o procurador-geral adjunto, Eduardo Cunha da Costa; o representante da Sefaz, Milton Cesar da Costa; demais presidentes e diretores das vinculadas, diretores, gerentes e assessores de gestão.

Planos Estratégicos de Desenvolvimento Regional

Nesta quarta-feira (18), às 15h30, no Palácio Piratini, acontecerá o lançamento dos 28 Planos Estratégicos de Desenvolvimento Regional, realizados em parceria com o Fórum dos Coredes, que contêm o diagnóstico e a carteira de projetos hierarquizadas até 2030.

Acordo de Resultados

O Acordo de Resultados, assinado por todas as secretarias e vinculadas, consiste no acompanhamento dos projetos definidos como prioritários para serem executados pelo governo do Estado. Envolve o planejamento de indicadores de desempenho, ações e eficiência da gestão. Essa rede de governança prioriza as demandas da sociedade com intuito de construir um governo mais eficiente na aplicação de recursos, mais ágil e menos burocrático, que, de forma transparente, dialogue com a população e entregue serviços de qualidade.

Texto: Gustavo Rech e Lucas Barroso/Ascom SPGG
Edição: Sílvia Lago/Secom