Convênios Federais - Balanço do 1° Semestre – 2017

Balanço DMC 2017/1
Balanço DMC 2017/1 - Foto: Divulgação SPGG

Confira aqui a íntegra do documento

Ao longo do exercício do primeiro semestre de 2017, a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), por meio do Departamento de Monitoramento de Convênios (DMC), realizou o acompanhamento de 450 convênios firmados com o Governo Federal dos 463 existentes no mesmo período de 2016, cuja diminuição de 13 instrumentos se deve ao fato de terem sido concluídos.

Resumo dos Convênios Federais por Eixo

Contabilizando, aproximadamente, R$ 4,9 bilhões, esses recursos estão inseridos na nova estratégia de monitoramento intitulada Sistema Estadual de Gestão de Convênios, oriunda do Decreto Estadual nº. 52.579/2015.

Tratando-se da execução dos 450 convênios vigentes têm-se, ao final do mês de junho, um Índice de Ingresso de Recurso Federal estimado em 34,55%; enquanto o Índice de Execução Financeira dos Convênios contabiliza 86,49%.Se comparados esses índices, aos do primeiro semestre de 2016; houve um acréscimo em 5% na remessa de recurso pelo governo federal e a execução cresceu em torno de 8%, evidenciando um gasto desses recursos bastante equilibrado. Nos trimestres considerados, houve um crescimento médio desses índices da ordem de 1,25% e 2%, respectivamente.

Gráfico 2 - Índice de Execução Financeira dos Convênios Federais
Gráfico 2 - Índice de Execução Financeira dos Convênios Federais - Foto: Divulgação DMC

Pode-se afirmar que, em meio a dificuldades, o Estado do Rio Grande do Sul continua mantendo uma boa execução desses convênios e busca aperfeiçoá-la.

Enquanto à prospecção de novos convênios junto ao Orçamento Geral da União (OGU) 2017, o Estado do Rio Grande do Sul encaminhou 15 propostas de diversos setores, perfazendo um total de R$ 73 milhões de recursos a serem captados junto ao Governo Federal e destes R$ 1,8 milhão correspondente à contrapartida a ser empregada.

Até o momento, 02 propostas foram aprovadas resultando na captação de R$ 1,2 milhão a serem revertidos em projetos no RS. Em relação ao mesmo período do ano passado, houve uma redução de 20,54% em relação ao valor que se pretendia captar de R$ 88 milhões. Isso demonstra que o Governo Federal, com o contingenciamento de recursos, reduziu a disponibilização de programas para a captação de recursos pelos entes federados.

Conteúdos relacionados