Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Convênios Municipais - Balanço do primeiro semestre de 2017

Publicação:

convênios municipais balanço 2017 1
convênios municipais balanço 2017 1

Confira o documento na íntegra 

A Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), por meio do Departamento de Monitoramento de Convênios (DMC), divulga o balanço do primeiro semestre de 2017 do convênios municipais. O departamento realiza o acompanhamento de diversos convênios celebrados entre os órgãos do Poder Executivo Estadual, Órgãos Municipais e Organizações da Sociedade Civil.

O monitoramento desses instrumentos integra o rol de ações preconizadas no Sistema Estadual de Gestão de Convênios instituído, em 30 de setembro de 2015, por meio do Decreto Estadual nº 52.579. O Sistema envolve tanto a gestão de recursos federais captados quanto de recursos estaduais concedidos.

A respeito dos recursos concedidos, é monitorada a evolução da execução física e financeira das transferências voluntárias, ou seja, daquelas transferências que não decorrem de determinação constitucional ou legal, cuja finalidade envolve a execução de obras, aquisição de bens e/ou a prestação de serviços.

Ao longo do exercício do primeiro semestre de 2017, houve o acompanhamento de 954 instrumentos, celebrados com Municípios e Organizações da Sociedade Civil, apresentando a seguinte execução financeira.

Resumo dos Convênios Estado Concedente (Transferências Voluntárias do Estado do RS)
Resumo dos Convênios Estado Concedente (Transferências Voluntárias do Estado do RS)

                     

Cabe ressaltar que, do montante de repasse previsto, ou seja, dos R$ 1,2 bilhão, em torno de 90% são destinados a organizações da sociedade civil, como por exemplo, universidades, hospitais, e associações de proteção a crianças e adolescentes. São 641 instrumentos celebrados com essas Organizações, conforme apresentado resumidamente a seguir:

Resumo dos instrumentos celebrados com organizações da sociedade civil
Resumo dos instrumentos celebrados com organizações da sociedade civil

Por fim, em se tratando da execução dos 954 convênios vigentes têm-se, ao final do mês de junho, um Índice de Execução Financeira de 53,25%, com os setores do Eixo Social repassando 75% dos seus valores previstos.

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão