Deputados gaúchos recebem relatório com recomendações sobre organização regional no RS

Secretário do Planejamento, Cristiano Tatsch, participou da entrega aos deputados - Foto: Juarez Junior/Agência ALRS

Na quarta-feira (17), os deputados receberam da Metroplan o relatório com recomendações sobre organização regional no Rio Grande do Sul. Ele foi solicitado pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, por ocasião da audiência pública que tratou da criação de novas regiões metropolitanas e de aglomerações urbanos no Estado, realizada em novembro de 2015.

O documento orienta sobre os critérios de criação e expansão das Regiões Metropolitanas no Rio Grande do Sul, debatendo e recomendando critérios para as proposições legislativas sobre o tema.

O trabalho traz uma breve análise histórica e legal da constituição das regiões já existentes, alguns apontamentos de pesquisas realizadas por organismos federais e observações sobre as propostas de alteração da divisão regional do Estado e suas consequências.

O secretário Cristiano Tatsch acompanhou a entrega do documento feita pelo superintendente da Metroplan, Pedro Bisch Neto, e pelo diretor de Gestão Territorial da Fundação, Márcio Barcellos, ao presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputado Adilson Troca, e demais parlamentares gaúchos.

*Com informações da Metroplan