Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Erechim e Passo Fundo recebem orientações sobre programa de autonomia financeira nas escolas

Publicação:

A iniciativa da SPGG, a pedido do titular, Carlos Búrigo, ocorre em parceria com a SOP e Seduc
A iniciativa da SPGG, a pedido do titular, Carlos Búrigo, ocorre em parceria com a SOP e Seduc - Foto: Gustavo Rech/Ascom SPGG

Foi realizada nesta quinta-feira (09), na 15ª e na 7ª Coordenadoria Regional de Obras Públicas (Crop) de Erechim e Passo Fundo, reuniões para checagem dos projetos referentes às reformas e manutenção predial em escolas do Programa de Autonomia Financeira 2017/1.

A iniciativa da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), por meio do Departamento de Monitoramento de Resultados (DMR), a pedido do titular da SPGG, Carlos Búrigo, ocorre em parceria com as Secretarias de Obras, Saneamento e Habitação (SOP) e da Educação (Seduc).

Em Erechim, no encontro com o coordenador da Crop, Charles Ivan Balbinot e, com o titular da 15ª CRE, Alencart João Loch, a diretora do DMR e chefe de gabinete da SPGG, Melissa Custódio, apresentou o modelo de governança e gestão em curso no Estado, repassou informações a respeito do encaminhamento das demandas, conheceu a estrutura e verificou a atuação das CROPs e das CREs.

Além da explanação, houve visita ao Colégio Agrícola Estadual Ângelo Emilio Grando, onde foram verificadas obras de pintura externa, reparos no telhado e melhorias no pavilhão destinado à agricultura familiar, além de conhecer a área onde será construído um sistema para produção de vacas leiteiras.

Em Passo Fundo, a equipe do Governo do Estado se reuniu com o reitor da Universidade de Passo Fundo (UPF), José Carlos Carles de Souza e com o coordenador do curso de Engenharia Elétrica da instituição, Rodrigo Siqueira Penz.

Na ocasião, Melissa apresentou o modelo de governança gestão implantado no Estado e propôs um termo de cooperação com a Universidade para utilização de mão de obra especializada dos acadêmicos do curso de engenharia elétrica para a otimização de projetos de obras e reformas elétricas nas escolas. "Já é uma proposta da UPF contribuir para o crescimento da região e, consequentemente, do Estado como um todo", concluiu José Carlos.

Por fim, na 7ª Crop, em Passo Fundo, a equipe do Governo do Estado se reuniu com os titulares da CROP, Gustavo Dal Moro Silva e da CRE, Elton Luiz de Marchi. No município, estiveram nas Escolas Protásio Alves conferindo a pintura, na Fagundes dos Reis, onde acompanharam as obras nos pisos e corredores, banheiros e na entrada lateral.

Participaram das atividades os assessores de governança da SPGG, Jonas Machado e Melina Drebes, o diretor adjunto administrativo da Seduc, Carlos Alexandre Ávila, a diretora da SOP, Roberta Campani e as arquitetas da SOP, Claudia Susin e Ana Carolina Trois.

Em todo o Estado, serão acompanhadas 301 obras escolares contempladas pela Autonomia Financeira 2017/1, recurso oriundo do Bird. Nesta sexta-feira (10), as checagens técnicas ocorrem em Carazinho.

Texto: Gustavo Rech/Ascom SPGG

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão