Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

MODELO DE GOVERNANÇA E GESTÃO

MODELO
Modelo de Governança e Gestão

Desde janeiro de 2015, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul desenvolve um trabalho com metodologia, diagnóstico e metas, por intermédio da Secretaria-Geral de Governo. Acreditamos que somente com gestão, servidores capacitados, políticos dedicados e determinados poderemos fazer com que as ações de governo aconteçam e atinjam o objetivo final, que é a entrega de serviços para a população gaúcha.

Buscamos uma gestão acima de tudo qualificada, que promova o diálogo entre os entes e aponte entraves e soluções, capaz de deixar como legado a cultura da utilização das ferramentas de gestão pelos órgãos públicos como facilitadora do trabalho que deve ser desempenhado, trazendo o conhecimento como potencial transformador da realidade e, por consequência, sendo construtora do bem-estar social e capacitando agentes modificadores da realidade socioeconômica do Estado.

É por essa missão que estamos aqui, TODOS pelo Rio Grande para garantir que, com uma sistemática inovadora, o Governo combata o desajuste estrutural, restabeleça a capacidade de receber investimentos, entregue e amplie obras e cumpra com a função de fazer o Estado funcionar melhor para o cidadão.

Acreditando nesse processo, no primeiro ano de governo, o governador Sartori firmou o Acordo de Resultados com as secretarias e órgãos da administração direta e indireta, acompanhando indicadores de desempenho, projetos prioritários, bem como ações de eficiência de gestão. Mensurando resultados, estabelecendo metas das principais políticas públicas e serviços financiados pelo orçamento estadual, dando início à prática de avaliar o desempenho como fundamento para ações corretivas.

Neste contexto, está inserida a Secretaria-Geral de Governo incorporando um novo patamar na estrutura do Estado. Os diferentes órgãos iniciam uma cultura de planejamento e gestão que certamente melhorarão os resultados futuros. É uma semente de mudança que estamos cultivando e pouco a pouco apresenta frutos. O segredo de bons resultados é nos anteciparmos aos problemas com diálogo e práticas que permitam a administração pública responder as novas perspectivas.

O modelo de gestão para resultados vem sendo executado com apoio e parceria do PGQP/MBC desde dezembro de 2014 quando o mapa estratégico do governo começou a ser desenhado. A Gestão para Resultados está baseada em planejamento, metas e um trabalho de governança forte, que prioriza a interação entre os órgãos do Governo, de forma a trabalhar mais organizadamente, as políticas públicas em todas as áreas.

O Método

O Mapa Estratégico do Estado é uma representação visual consolidada do plano de governo. Nele estão descritos os nossos principais objetivos para o horizonte de quatro anos e, alinhado a estes objetivos, foram desenvolvidas as metas (por meio de projetos ou indicadores de desempenho) formalizadas por meio do Acordo de Resultados.

A estratégia parte da nossa visão de futuro “Fazer o estado funcionar melhor para o cidadão e estimular um novo ciclo de desenvolvimento sustentável e de qualidade de vida no Rio Grande do Sul” e os objetivos do mapa estratégico traduzem nossas ambições em cada um dos Eixos de Gestão.

NOVO MAPA ESTRATÉGICO CÍRCULO
Novo Mapa Estratégico

Secretaria do Planejamento, Governança e Gestão