Governo lança estratégia com prioridades regionais para melhorar serviços

Sartori destacou o empenho do governo em ouvir os cidadãos para priorizar as necessidades municipais - Foto: Karine Viana/Palácio Piratini

O governo do Estado lançou, nesta quarta-feira (18), no Palácio Piratini, o Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional dos Coredes 2015-2030. O projeto reúne as prioridades, necessidades de investimento e sugestões de melhorias das 28 regiões do Rio Grande do Sul para qualificar a gestão e agilizar a entrega dos serviços aos municípios. Construída com o apoio das comunidades, a estratégia foi desenvolvida pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG).

De acordo com o governador José Ivo Sartori, o governo tem priorizado o que é essencial para os cidadãos. "Porém, para saber o que é prioridade é preciso ouvir o cidadão. Por isso, a construção destes novos planos estratégicos. Esta entrega consolida uma parceria que demonstra o empenho do governo e da sociedade na organização e na definição de políticas públicas prioritárias para cada região", enfatizou.

Para o secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Carlos Búrigo, a iniciativa facilita o diálogo e aproxima o Estado dos municípios. "Com os novos planos estratégicos, conseguiremos ter uma maior maturidade em relação ao planejamento das ações da gestão no interior. São estudos que, com certeza, nos auxiliarão a compreender melhor as solicitações regionais", afirmou.

O presidente do Fórum dos Coredes, Paulo Fernandes, disse que o novo plano surgiu com o objetivo de atualizar as demandas. "A sociedade evolui e, em consequência, suas necessidades também. Logo, identificamos que seria necessário avaliar novamente os estudos e construir um material atualizadamente detalhado", explicou.

Durante o evento, ainda foi apresentada uma edição especial elaborada pelas regiões funcionais gaúchas com demandas de maior dimensão, como novas rodovias e aeroportos. Um convênio entre SPGG e Fórum dos Coredes, no valor de R$ 2,5 milhões, garantiu a elaboração dos documentos.

Diálogo com o cidadão

Iniciada em 2015, a atualização do Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional dos Coredes é resultado de debates com a participação das comunidades. Neste período, cada região foi atualizada separadamente, seguindo a metodologia participativa, com a realização de oficinas e eventos envolvendo representantes municipais e população.

A construção dos planos por região compreendeu quatro etapas: elaboração do Plano de Trabalho Ampliado; diagnóstico e elaboração do relatório de avaliação; elaboração de relatório de propostas e elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional. Todo o processo foi acompanhado por comissões técnica e financeira, formadas por representantes da SPGG, FEE e Fórum dos Coredes.

00:00:00/00:00:00

Governo lança Plano Estratégico dos Coredes 2015-2030

Canal oficial do governo gaúcho. INSCREVA-SE e saiba em primeira mão as notícias do Rio Grande do Sul. Siga também nossos perfis no twitter @governo_rs, facebook GovernodoRS e no portal do governo: http://www.rs.gov.br/ Acesse este espaço também par Crédito: Governo do Rio Grande do Sul

Texto: Alessandra Pinheiro