Interiorização da Sistemática de Gestão Local ocorre em Pelotas

A sistemática de Governança e Gestão é um instrumento de gestão de Estado com foco nas entregas para os cidadãos - Foto: Gustavo Rech/ SPGG

A Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) promoveu na tarde desta quinta-feira (17.05), em Pelotas, uma série de reuniões com ênfase na interiorização da sistemática de governança e gestão e na capacitação de servidores para a utilização do Sistema de Monitoramento Estratégico (SME) com vistas ao gerenciamento da Gestão Local.

A primeira reunião, destinada aos servidores da 5ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), foi realizada pelo assessor de governança do Departamento de Monitoramento de Resultados (DMR), Fernando Schardong sobre a regionalização dos indicadores e o que será acompanhado pela Gestão Local na Secretaria da Educação.

Em outra frente de atuação, o assessor de governança do DMR, Luiz Alberto Turmina de Oliveira, discorreu sobre a sistemática de governança e gestão para os quatro batalhões que compõe o CRPO Sul. O encontro ocorreu na sede do CRPO.

Por fim, o assessor de governança do DMR, Jonas Machado, se reuniu com a diretora de Planejamento da IFSUL, Fabiane Rediess, o diretor de Pesquisa e Extensão, Alisson Bach Ferreira, o diretor de ensino, Rubinei Ferraz e o coordenador do curso de Engenharia Elétrica, Marcel Souza Mattos, para tratar do andamento do projeto de parceria para qualificar as obras e reformas elétricas nas escolas. Houve visita a uma sala de aula onde os alunos de engenharia elétrica trabalham especificamente nos projetos.

Em ambos os encontros, a secretária-adjunta da SPGG e diretora do Departamento de Monitoramento de Resultados (DMR/SPGG), Melissa Custódio, ressaltou que a sistemática de Governança e Gestão é um instrumento de gestão de Estado com foco nas entregas para os cidadãos, desde a execução dos serviços e políticas públicas até a implantação de novos projetos e obras prioritárias.

Outro foco do encontro foi detalhar sobre o funcionamento do Sistema de Monitoramento Estratégico (SME) para o preenchimento de dados e o acompanhamento e andamento dos status dos indicadores. A iniciativa objetiva fazer com que os servidores se valham do processo de governança e gestão desde a elaboração dos acordos até a execução de cada uma das reuniões de monitoramento utilizando a ferramenta.

Texto e fotos: Gustavo Rech Ascom/SPGG