Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Mensagem do Governador expõe resultados e projeções das políticas públicas

Publicação:

Chefe da Casa Civil, Márcio Biolchi, entregou Mensagem do Governador ao presidente do Legislativo, deputado Edgar Pretto
Chefe da Casa Civil, Márcio Biolchi, entregou Mensagem do Governador ao presidente do Legislativo, deputado Edgar Pretto - Foto: Nabor Goulart

Os principais resultados das políticas públicas do Poder Executivo no ano de 2016 e as projeções para 2017 estão explicitados na Mensagem do Governador entregue à Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (1). O documento, que tem previsão na Constituição Estadual, foi repassado ao presidente do parlamento, Edegar Pretto, pelo chefe da Casa Civil, Márcio Biolchi, e pelo Secretário Adjunto de Planejamento, Governança e Gestão, Josué Barbosa.

O documento apresenta dados sobre a conjuntura econômica do Brasil e do Estado, a situação das finanças públicas e as iniciativas do Poder Executivo com base em três grandes objetivos, de modernizar o Estado, promover o crescimento e servir às pessoas. Em 2016, as dificuldades históricas enfrentadas pelo Estado agravaram-se diante da pior crise econômica da história brasileira, que impactou fortemente sobre a arrecadação. Para contrapor a situação encontrada, foi dada continuidade ao Ajuste Fiscal Gaúcho, iniciado no em 2015 e foi lançado o Plano de Modernização do Estado. A mensagem também referencia o Projeto Futuro RS, que procura direcionar as ações para os temas estratégicos ao desenvolvimento do Estado, com vistas a novas alternativas e estímulo às potencialidades regionais.

"Aqui está o resultado das principais ações do governo e a orientação do Executivo para o exercício que se inicia, dando transparência à sociedade sobre o plano estabelecido e em execução", sustentou o secretário Biolchi.

O presidente da Assembleia disse que dará ciência ao Plenário sobre a Mensagem e reiterou as afirmações feitas no ato da posse. "Vamos trabalhar para cumprir e honrar uma gestão compartilhada e não faltará disposição para a boa relação entre os Poderes", disse Pretto.

O secretário Josué Barbosa destacou, ainda, o Modelo de integração entre a estratégia, o Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Orçamentárias, a Lei Orçamentária anual e sua execução, que tem como instrumento os Acordos de Resultado. Também acompanharam o ato o segundo vice-presidente da Mesa, deputado Frederico Antunes, o líder do governo, deputado Gabriel Souza, o superintendente legislativo da Assembleia, Leonel Sica da Rocha, e o subchefe legislativo da Casa Civil, Cesar Kasper de Marsillac.

Em relação às realizações de 2016, a Mensagem destaca as ações nos eixos Social, Econômico, Infraestrutura e Ambiente e Governança e Gestão, além de ações previstas para 2017. Estão listadas as obras em rodovias, escolas, oferta de escolas em tempo Integral, atendimentos em saúde e assistência social, aquisição de equipamentos, contratação de servidores, operações policiais, além de ações voltadas ao desenvolvimento econômico.

> Confira a íntegra da Mensagem do Governador à Assembleia Legislativa 

00:00:00/00:00:00

Governo entrega mensagem de 2017 ao Legislativo

A mensagem do governo do Estado ao poder Legislativo foi entregue nesta quarta-feira (01). O secretário chefe da Casa Civil, Márcio Biolchi, levou o documento, dado ao novo presidente da Casa, deputado Edegar Pretto. A Crédito: Governo do Rio Grande do Sul

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão