Pesquisa com voluntários busca qualificar Consulta Popular 2018

Consulta Popular

Analisar a metodologia e qualificar ainda mais a Consulta Popular. Esse é o objetivo do questionário disponibilizado, a partir desta terça-feira (13), pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG). Ao todo, são 24 perguntas elencadas que podem ser respondidas até 22 de março. As respostas serão catalogadas pelos técnicos para, a partir delas, se avaliarem os rumos e a seleção de prioridades da Consulta Popular 2018.

A pesquisa foi direcionada a 4.327 pessoas que trabalharam como voluntários na última edição do processo e aos 28 Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes). Além destes, cada Corede disponibilizará o link da pesquisa aos membros, prefeituras, Câmaras de Vereadores, universidades, sindicatos e demais instituições com algum tipo de vínculo.

Para ter uma visão interna do processo, a SPGG também disponibilizou o questionário a todos os interlocutores em cada uma das Secretarias de Estado e vinculadas.

Neste ano, a Consulta Popular será antecipada em razão das eleições e acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de junho.

Histórico

Instituída em 1998, a Consulta Popular é um instrumento de participação da sociedade, que define parte dos investimentos que constarão no Orçamento do Estado. Anualmente, o governo fixa o valor que será submetido à deliberação da população. A quantia é distribuída entre as regiões de acordo com critérios como quantidade de habitantes e Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese).

Texto: Lucas Barroso/SPGG
Edição: Gonçalo Valduga/Secom