Planejamento e pastas com programas eleitos na Consulta Popular se reúnem com os Coredes

Reunião em Caxias do Sul com o corede Serra
Reunião em Caxias do Sul com o corede Serra - Foto: Cristiano Molina/Consulta Popular-Seplan

Pouco mais de uma semana após a votação da Consulta Popular 2016-2017, representantes da Secretaria do Planejamento, Mobilidade e Desenvolvimento Regional (Seplan) e das oito secretarias que tiveram programas eleitos pela população estão percorrendo os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes).

Nas regiões, são feitas as reuniões para definição dos projetos regionais que receberão os recursos. As demandas eleitas pela população serão incluídas na Proposta de Lei Orçamentária Anual (PLOA), que será elaborada pela Seplan e encaminhada à Assembleia Legislativa até 15 de setembro. Dentro do orçamento 2017, R$ 50 milhões serão destinados às prioridades escolhidas na Consulta Popular deste ano, que ocorreu entre 5 e 7 de julho.

Nesta semana, o secretário adjunto da Seplan, José Oltramari, e o coordenador da Consulta Popular, Teonas Baumhardt, estão nos Coredes acompanhados das equipes das secretarias de Minas e Energia, Desenvolvimento Rural, Agricultura e Saúde. As reuniões envolvem os Conselhos do Litoral Norte, Hortênsias, Serra, Campos de Cima da Serra, Nordeste, Rio da Várzea e Jacuí Centro. Os encontros seguem até 12 de agosto, quando o roteiro conclui as 28 regiões do estado.

>> Confira os recursos e programas eleitos para cada região

O que é a Consulta Popular

Instituída em 1998, a Consulta Popular é um instrumento de participação da população no orçamento estadual. As regiões elegem suas demandas em audiências públicas e assembleias municipais, elegendo as prioridades da população de cada região. A votação deste ano foi realizada entre os dias 5 e 7 de julho contou com a participação de 405 mil eleitores. O governo do Estado está destinando R$ 50 milhões para a Consulta Popular no Orçamento de 2017.

Texto: Letícia Costa/Ascom-Seplan