Planos Estratégicos de Desenvolvimento Regional

A atualização dos Planos Estratégicos de Desenvolvimento Regional das 28 regiões compreendidas pelos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) é objeto do convênio 1636/2015, firmado entre a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão e o Fórum dos Coredes, com repasse de recurso na ordem de R$ 2,5 milhões.

Pelo convênio, cada um dos 28 Planos Estratégicos de Desenvolvimento Regional será atualizado separadamente, seguindo a metodologia participativa, que implica na realização de oficinas e eventos com o envolvimento de atores relevantes para o processo de elaboração.

A implementação de cada um dos Planos compreende seguintes etapas:

1. Elaboração do Plano de Trabalho Ampliado: discriminação das etapas a serem cumpridas para a atualização do Plano, bem como o detalhamento da metodologia a ser aplicada.
  2. Diagnóstico e elaboração do Relatório de Avaliação: compreende os procedimentos de diagnóstico e levantamento de processos e situações econômicas e sociais das regiões e da análise de aspectos positivos e negativos dos ambientes internos e externos ao Corede, bem como as diretrizes para o desenvolvimento da região.
  3. Elaboração de Relatório de Propostas: compreende a visão estratégica, as estratégias e o conjunto de projetos que devem ser desenvolvidos para o atendimento de cada uma das estratégias. Os projetos deverão ser hierarquizados, por ordem de importância, em cada estratégia proposta.
  4. Elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional: compreende a consolidação das etapas acima descritas em um documento final para cada um dos 28 Coredes, resultando em um plano para cada região.

Os trabalhos são acompanhados pelas Comissões Técnica e Financeiras, formadas por representantes da SPGG, FEE e Fórum dos Coredes.