Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Planejamento lança 28ª edição do Boletim Geográfico do RS

Publicação:

28ª edição do Boletim Geográfico do RS
28ª edição do Boletim Geográfico do RS - Foto: Reprodução

A Secretaria do Planejamento, Mobilidade e Desenvolvimento Regional (Seplan) lançou, nesta quarta-feira (28), a 28ª edição do Boletim Geográfico do Rio Grande do Sul. A publicação conta com seis artigos em diferentes temáticas, entre elas o geoprocessamento, o zoneamento ambiental, a geografia econômica, a imigração e a geografia urbana.

O conteúdo pode ser acessado na íntegra ou por artigos, no Portal de Revistas Eletrônicas FEE-SEPLAN. A 28ª edição traz uma grande diversidade de temas, com abrangências local ou estadual. No artigo Agropecuária e Indústria do Rio Grande do Sul no período 1920-80: algumas características territoriais, os autores Bruno de Oliveira Lemos, Suzana Beatriz de Oliveira e Pedro Silveira Bandeira, identificam e analisam algumas transformações territoriais promovidas pela agropecuária e indústria do Estado por meio da utilização de dados censitários.

Em Panorama e perfil da imigração senegalesa no Rio Grande do Sul no início do século XXI, Roberto Rodolfo Georg Uebel aponta quais são as rotas destes imigrantes até o estado, sua distribuição espacial, seu perfil demográfico-social e suas relações com o mercado de trabalho, traçando um perfil destes grupos. Já no artigo A influência do Campus do Vale da UFRGS na urbanização do seu entorno a partir da perspectiva dos moradores do bairro Santa Isabel, Viamão/RS, os autores Joseli Andrades Maia, André Luiz Lopes da Silveira e Carlos André Bulhões Mendes realizaram entrevistas e questionários com moradores locais, observando as transformações decorrentes da presença da universidade na região.

Estes artigos e os demais presentes da 28ª edição, assim como as edições anteriores, estão disponíveis neste link: http://revistas.fee.tche.br/index.php/boletim-geografico-rs

Sobre o Boletim Geográfico

O Boletim Geográfico é um periódico lançado em 1955, que foi reativado pela Divisão de Geografia e Cartografia/Deplan da Seplan em 2015 e valoriza a produção técnica e acadêmica da geografia e áreas afins, como economia, sociologia, relações internacionais, climatologia, ciência política, entre outras.

Com duas edições por ano, ele encontra-se permanentemente aberto para submissão de trabalhos. Para submeter, é necessário fazer um cadastro no Portal de Revistas Eletrônicas FEE-SEPLAN e seguir as instruções para o envio do trabalho: http://revistas.fee.tche.br/index.php/boletim-geografico-rs/user/register.

Texto: Letícia Costa/Ascom-Seplan

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão