Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Planejamento lança agenda de desenvolvimento Futuro RS

Publicação:

Capa do primeiro caderno do Futuro RS
Capa do primeiro caderno do Futuro RS - Foto: Reprodução

Um debate entre especialistas, que origine uma agenda de desenvolvimento para o Estado, é a proposta do projeto Futuro RS que será lançado pelo governo estadual na próxima terça-feira (18), no auditório do Ministério Público.

Entre os temas da agenda, definidos pela Secretaria do Planejamento, Mobilidade e Desenvolvimento Regional (Seplan), está o envelhecimento da população e as consequências para as políticas de saúde e educação, as alternativas para o aumento da produtividade agropecuária, a dinamização da indústria de transformação, os desafios para a superação dos gargalos de infraestrutura, as possibilidades para a busca do equilíbrio territorial, o futuro das cidades e a sustentabilidade, o uso de tecnologias para qualificar a segurança e as alternativas para as finanças públicas.

No lançamento, aberto ao público, a palestra será sobre as “Mudanças no perfil demográfico e desafios para as políticas públicas no Brasil e no Rio Grande do Sul” na visão do economista Paulo Tafner. Pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Tafner é especialista em previdência e foi um dos organizadores e autores da obra "Reforma da Previdência – a visita da velha senhora”, lançada no ano passado.

Oficinas temáticas debaterão temas estratégicos para o RS

Ao longo de oito oficinas com a participação de pesquisadores e servidores convidados, diferentes temas serão discutidos nos próximos meses. A intenção é debater e encontrar soluções que possam contribuir com a construção de um Estado cada vez mais promissor, visando o horizonte de 2040.

"A agenda do dia a dia não pode prescindir o debate sobre o futuro. O Planejamento de um governo precisa estudar os temas que fazem parte da agenda estratégica do Estado e propor alternativas para a realidade que se apresenta. Este é o desafio do Futuro RS", comenta o secretário da Seplan, José Reovaldo Oltramari.

Dos encontros em oficinas serão elaborados Cadernos de Futuro com propostas que deverão ser validadas no Governo e debatidas com a sociedade. No seminário de lançamento do projeto será divulgado o primeiro caderno da série que, além do embasamento com dados e análises da realidade do RS sobre os temas das oficinas, contém uma revisão das propostas apresentadas nos planos elaborados nos últimos 30 anos, como o Rumos 2015 e o RS2030.

"Ao longo dos últimos 30 anos o Estado tem realizado estudos de longo prazo para a prospecção de agendas de desenvolvimento. Os temas levantados nesses planos se repetem. O Futuro RS busca construir propostas para esses temas, para que possam ser debatidos com a sociedade gaúcha e transformados em políticas públicas”, explica o coordenador do projeto e diretor do Departamento de Planejamento Governamental da Seplan, Antonio Paulo Cargnin.

Serviço

O que: Lançamento do Futuro RS – Agenda de Desenvolvimento com palestra do economista Paulo Tafner sobre as “Mudanças no perfil demográfico e desafios para as políticas públicas no Brasil e no Rio Grande do Sul”

Quando: terça-feira (18), 9h30min

Onde: Auditório Mondercil Paulo de Moraes – Ministério Público (Rua Aureliano de Figueiredo Pinto, 80, 3º andar – Porto Alegre/RS)

Perfil do palestrante

Paulo Tafner é economista, doutor em ciência política, pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e professor da Universidade Candido Mendes (RJ). Assessor especial de estudos econômicos da Secretaria de Fazenda do Estado Rio de Janeiro. Foi coordenador do Grupo de Estudos da Previdência - IPEA/RJ. Autor de "Demografia: uma ameaça invisível - o dilema previdenciário que o Brasil se recusa a encarar" (Elsevier, 2010), "Previdência no Brasil: debates, dilemas e escolhas" (Ipea, 2007). Foi um dos organizadores e autores de "Reforma da Previdência – a visita da velha senhora” (Gestão Pública, 2015). Idealizador e editor da série Brasil: o estado de uma nação, publicação anual do IPEA. Foi diretor do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), superintendente de estudos, pesquisa e capacitação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), subsecretário geral de Fazenda do estado do Rio de Janeiro.

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão