Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Rio Grande recebe orientações sobre programa de autonomia financeira nas escolas

Publicação:

Equipe visitou as obras realizadas no cais do porto de Rio Grande.
Equipe visitou as obras realizadas no cais do porto de Rio Grande. - Foto: Gustavo Rech/Ascom SPGG

Nesta sexta-feira (18), na 18ª Coordenadoria Regional de Obras Públicas (CROP) de Rio Grande, foi realizada a segunda reunião para checagem dos projetos referentes às reformas e manutenção predial em escolas do Programa de Autonomia Financeira 2017/1 e para propagar o modelo de governança e gestão em curso no Estado.

A iniciativa da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), por meio do Departamento de Monitoramento de Resultados (DMR), a pedido do titular da SPGG, Carlos Búrigo, ocorre em parceria com as Secretarias de Obras, Saneamento e Habitação (SOP) e Educação (SEDUC).

Nessa visita, a diretora do Departamento de Monitoramento de Resultados (DMR) e chefe de gabinete da SPGG, Melissa Custódio, os assessores de governança da SPGG, Jonas Machado e Melina Drebes e a equipe técnica da SEDUC formada pelo diretor administrativo engenheiro civil Carlos Alexandre Avila, e pela arquiteta Roseane Krebs, ressaltaram a resolutividade dos encaminhamentos dos projetos ao coordenador da 18ª CROP, Fabio Braga de Castro e da titular da 18ª CRE, Janete Cardoso Pinto.

A iniciativa da SPGG ocorre em parceria com a SOP e Seduc
A iniciativa da SPGG ocorre em parceria com a SOP e Seduc - Foto: Gustavo Rech/Ascom SPGG

Além das explanações técnicas, houve visita à escola Brigadeiro José Paes, a fim de verificar o andamento das obras. São quatro projetos neste ano de 2017 e outras sete obras oriundas da autonomia financeira de 2016. Houve visita também ao Porto de Rio Grande para conferir as obras realizadas no cais que são acompanhadas no Acordo de Resultados.

Conforme Melissa, a aplicação dos recursos disponíveis precisa ocorrer de maneira estruturada e dentro do prazo estipulado. “Foi por meio do Acordo de Resultados que identificamos a necessidade da implementamos a força-tarefa para dar andamento às obras nas escolas referentes à autonomia financeira”, destacou.

Ao todo, serão acompanhados 14 projetos em Pelotas, quatro em Rio Grande, 26 em SantaMaria, dez em Caxias do Sul, dez em Novo Hamburgo, 11 em Bagé e 18 em Uruguaiana. Em todo o Estado, Programa de Autonomia Financeira 2017/1 prevê 301 obras em escolas.

As demais checagens técnicas dos projetos ocorrem em Santa Maria (28 e 29.08), Caxias do Sul e Novo Hamburgo (04.09), Bagé (13.09) e Uruguaiana (14 e 15.09).

Texto: Gustavo Rech/Ascom SPGG

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão