Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

RS lidera Ranking da Competitividade em eficiência da máquina pública

Publicação:

RS lidera Ranking da Competitividade em eficiência da máquina pública
RS lidera Ranking da Competitividade em eficiência da máquina pública

O Rio Grande do Sul é o estado brasileiro em primeiro lugar em eficiência da máquina pública, à frente de São Paulo (2º), Minas Gerais (3º), Espírito Santo (4º) e Distrito Federal (5º). Quem afirma é o Ranking da Competitividade dos Estados, promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP), com desenvolvimento técnico a cargo da Tendência Consultorias Integradas e da Economist Intelligence Unit, instituto ligado à publicação britânica The Economist.

Para elencar os pontos fortes e fracos de cada estado, são avaliados dez pilares temáticos, como potencial de mercado, infraestrutura, educação, capital humano, segurança pública e inovação, entre outros. Ao todo, são 66 indicadores contemplados. A média de cada pilar resulta na posição geral no ranking.

No que diz respeito à eficiência da máquina pública, o estudo aponta seis indicadores: servidores comissionados (percentual de cargos comissionados no total de funções públicas), custo do Executivo/PIB, custo do Judiciário/PIB, custo do Legislativo/PIB, eficiência do Judiciário e índice de transparência.

Carlos Búrigo
Carlos Búrigo

O Rio Grande do Sul alcançou o primeiro lugar porque, conforme a análise dos dados, "apesar do tamanho de sua economia, não houve uma explosão do tamanho e do custo dos serviços públicos". No ano passado, o RS era o quarto colocado nesse pilar.
Secretário Búrigo: "O poder público não pode ser mais uma máquina pesada e lenta, e a posição no ranking evidencia que estamos no caminho certo"

No que se refere ao Executivo, o secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Carlos Búrigo, acredita que o ranking é um reconhecimento da busca por uma gestão mais moderna. "Queremos uma máquina pública mais ágil, mais atenta às reais necessidades da população. O poder público não pode ser mais essa máquina pesada, lenta. Penso que essa posição no ranking evidencia que estamos no caminho certo para minimizar a crise e retomar o crescimento".

Além do primeiro lugar em Eficiência em Máquina Pública, o estado ficou bem colocado em Inovação, conquistando o segundo lugar, atrás apenas de São Paulo. A posição geral do RS melhorou duas colocações. Em 2016, estava em nono lugar. No levantamento atual, está em sétimo.

Eficiência da Máquina Pública
Eficiência da Máquina Pública

Texto: Lucas Barroso/Ascom-SPGG
Edição: Rui Felten

Comentários

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão