Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Acordo de Resultados: Saúde destaca a ausência de casos de dengue, zika e chikungunya no RS

Publicação:

Foram também enfatizados alguns indicadores, como os que tratam da taxa de mortalidade infantil
Foram também enfatizados alguns indicadores, como os que tratam da taxa de mortalidade infantil - Foto: Lucas Barroso/SPGG

O projeto prioritário abordado na reunião do quinto ciclo do Acordo de Resultados tratou das ações de prevenção e controle ao Aedes aegypti, cujos dados apontam que neste ano não foram diagnosticados casos autóctones de dengue, zika e chikungunya no estado. "É um trabalho que mobilizou toda a secretaria, demais órgãos públicos e a sociedade. Mesmo sem casos registrados, seguimos atentos", afirmou João Gabbardo dos Reis, secretário de Saúde.

A Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) concluiu nesta quarta-feira (8), o monitoramento dos projetos prioritários, indicadores, entregáveis e os compromissos de eficiência de gestão do Acordo de Resultados da Secretaria da Saúde.

Entre projetos entregáveis verificados, destaque para o sistema de informação da SES, que oferece informações sobre os indicadores de saúde, além do acompanhamento dos equipamentos hospitalares disponíveis aos municípios por meio da Consulta Popular e dos 3,4 mil profissionais capacitados por meio do Programa de Educação Permanente e Continuada.

Foram enfatizados alguns indicadores, entre eles os que tratam da taxa de mortalidade infantil, do número de famílias atendidas pelo Programa Primeira Infância Melhor (PIM), da cobertura vacinal, do número de consultas medicas especializadas, do número de doadores de órgãos efetivos e a quantidade de transplantes.

A reunião foi conduzida pelo secretário adjunto da SPGG, Josué de Souza Barbosa, que ressaltou a relevância do Acordo de Resultados como ferramenta de gestão. "Monitorar projetos e obter resultados é o foco desse governo. Quando um resultado é alcançado, como o de nenhum caso de dengue, percebemos que estamos no caminho certo", afirmou.

Acordo de Resultados

Assinado por todas as secretarias e vinculadas, consiste no acompanhamento dos projetos definidos como prioritários para serem executados pelo governo do Estado. Envolve o planejamento de indicadores de desempenho, ações e eficiência da gestão. Essa rede de governança prioriza as demandas da sociedade com intuito de construir um governo mais eficiente na aplicação de recursos, mais ágil e menos burocrático, que, de forma transparente, dialogue com a população e entregue serviços de qualidade.

Texto: Gustavo Rech e Lucas Barroso / Ascom SPGG
Edição: Léa Aragón/ Secom

Comentários

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão