Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

SPGG apresenta Plano de Modernização do Estado em Seminário na PUC

Publicação:

Secretário Josué Barbosa em seminário na PUC
Secretário Josué Barbosa em seminário na PUC - Foto: Leonardo Moraes/SPGG

O secretário de Planejamento, Governança e Gestão do Estado, Josué Barbosa, apresentou na tarde de hoje (12) o Plano de Modernização do Estado no Seminário de Inovação, Ciência e Tecnologia. O evento foi promovido pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), em parceria com o Banco Mundial (BIRD), e acontece até amanhã (13) na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Com o tema O Governo e a Inovação, Barbosa demonstrou os resultados obtidos pela atual gestão e os serviços efetuados pelo poder público que contribuem para uma maior agilidade nas entregas à população. "Queremos um máquina pública que funcione, que promova o crescimento. Por isso, implantamos o Acordo de Resultados, que estabelece metas e indicadores de desempenho. Um contrato com todas as secretarias e vinculadas, tendo como objetivo desburocratizar e promover ações. Sempre com entregas voltado para as pessoas".

Outro ponto ressaltado pelo secretário foram as ferramentas disponibilizadas pelo governo, com o foco na gestão e prestação de serviços, como a Junta Digital, Sistema Online de Licenciamento Ambiental, Políticas de Dados Abertos e o Facilita RS. "Infelizmente, o Estado tem a pecha de ser mais lento em suas atividades, mas isso não pode servir de desculpa para não inovar. Hoje, temos que buscar o cidadão onde ele está. Eliminar esse excesso de burocracia. Um bom exemplo é o Facilita RS. Um aplicativo de celular que oferece diversos serviços na palma da mão", completou Barbosa.

Juliana Hoffmann apresenta a publicação Estudos Deplan em Seminário na PUC
Juliana Hoffmann apresenta a publicação Estudos Deplan em Seminário na PUC - Foto: Leonardo Moraes/SPGG
Estudos Deplan

Durante o evento, foi lançada uma edição especial da Revista Estudos Deplan, da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), que reúne um conjunto de textos elaborados pelas Universidades que participaram do Projeto Extensão Produtiva e Inovação, provedoras de serviços de consultoria, através dos seus núcleos regionais, denominados Núcleos de Extensão Produtiva e Inovação (NEPIs). Os textos buscam apresentar uma avaliação do Projeto do ponto de vista de cada um dos Núcleos.

A analista de planejamento, orçamento e gestão da SPGG, Juliana Hoffmann, coordenadora do Núcleo de Monitoramento e Avaliação (NUMA) do Deplan, também falou sobre a metodologia e os resultados da Avaliação de Impacto do Projeto Extensão Produtiva e Inovação "Queremos ajudar a promover uma gestão baseada em evidências, comprovando resultados através de análises fidedignas, apresentando os efeitos do Projeto no público-alvo que são as empresas. Com base nos resultados o Projeto pode ser aprimorado, visando alcançar resultados cada vez melhores", afirmou.

- A edição especial da Revista Estudos Deplan está disponível no link.  

- O relatório completo da avaliação de impacto está disponível em: http://planejamento.rs.gov.br/upload/arquivos/201701/13103029-estudos-deplan-n6-final.pdf


Texto: Lucas Barroso/SPGG

Fotos: Leonardo Moraes/SPGG

Comentários

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão