SPGG busca recursos para aperfeiçoar termo de cooperação de projetos elétricos em escolas

Parceria para aperfeiçoar o termo de cooperação

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), está construindo uma nova parceria para aperfeiçoar o termo de cooperação assinado nesta quarta-feira (21) com oito instituições de ensino superior do Estado para desenvolver estudo, aplicação metodológica e elaboração de projetos para a reforma e modernização elétrica nas escolas estaduais.

Em recentes reuniões na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em Brasília, a chefe de gabinete da SPGG e diretora do Departamento de Monitoramento de Resultados (DMR), Melissa Custódio e o assessor de governança do DMR, Jonas Machado, iniciaram as tratativas para a obtenção de bolsas que serão destinadas aos professores envolvidos nos projetos e, de recursos para custeio às Universidades polos.

Inicialmente, a CAPES disponibilizará cerca de 30 bolsas de R$ 1.500,00 a cada um dos professores responsáveis por acompanhar os estagiários no desenvolvimento dos projetos elétricos nas escolas.

Além disso, a fundação repassará recursos às Universidades para auxiliar no custeio e, com isso, cobrir despesas com alimentação, transporte e materiais de consumo utilizados nos projetos. “Isso ajudará a fortalecer o processo junto às instituições de ensino, incentivando os professores e desonerando o Estado na questão de custeio”, ressaltou Melissa.

Nas reuniões em Brasília, a equipe do governo do Estado foi recepcionada pelo secretário Nacional de Educação Superior, Paulo Monteiro Vieira Braga Barone, pelo diretor de Políticas e Programas de Educação Superior, Vicente de Paula Almeida Júnior e pelo diretor de Educação a Distância e de Formação de Professores da Educação Básica, Carlos Lenuzza.

Termo de Cooperação com Universidades

O termo de cooperação para a solução na união de esforços para a realização de obras para melhorar e consertar a rede elétrica de cerca de 2 mil escolas foi assinado nesta quarta-feira (21), entre o governo do Estado e oito instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul.

Tudo começou com a criação de uma força-tarefa liderada pela secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), com participação das Secretarias da Educação e de Obras, Saneamento e Habitação. A equipe fez um diagnóstico das condições elétricas das escolas e propôs uma parceria com as faculdades.

Os universitários interessados foram contratados como estagiários pelo governo gaúcho. Ao todo, foram abertas 75 vagas em todas as regiões do estado. Em algumas cidades, o trabalho já começou.

A estimativa é que cada estagiário apresente três projetos por mês. Na maneira que vão ficando prontos, o Estado fará licitação para definir quais empresas ficarão responsáveis pela execução das obras. O repasse inicial será de R$ 40 milhões, com prioridade para os casos emergenciais. Há situações, por exemplo, em que computadores e condicionadores de ar estão instalados, mas não podem ser ligados porque a rede elétrica, antiga em muitos casos, não suporta. Algumas obras devem ser concluídas até o fim do ano.

Universidades parceiras

- Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
- Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS)
- Universidade de Caxias do Sul (UCS)