Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

SPGG monitora projetos da Secretaria de Desenvolvimento Rural no Acordo de Resultados

Publicação:

SDR no Acordo de Resultados
SDR no Acordo de Resultados - Foto: Gustavo Rech

A Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) deu início, nesta quarta-feira (21), aos ciclos do Acordo de Resultados da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e das vinculadas Ceasa e da Emater.
 
O monitoramento dos indicadores, entregáveis, projetos prioritários, convênios e os compromissos de eficiência de gestão foi coordenado pelo secretário-adjunto da SPGG, Josué Barbosa, pela diretora do Departamento de Monitoramento de Resultados (DMR) e chefe de gabinete da SPGG, Melissa Custódio, com participação do secretário da SDR, Tarcisio Minetto, do diretor-presidente da Ceasa, Ernesto da Cruz Teixeira, do presidente da Emater, Clair Kuhn, coordenadores e assessores de gestão, gerentes de projeto e servidores da pasta.
 
Na ocasião, foram monitorados os status dos projetos prioritários da SDR que versam sobre o apoio e desenvolvimento da infraestrutura rural, o fomento ao desenvolvimento sustentável, e da gestão e adequação socioeconômica e ambiental dos estabelecimentos rurais.
 
Além disso, receberam atenção os entregáveis que propõe a redução dos custos de energia da CEASA em 30% e o que objetiva registrar e disponibilizar anualmente o montante de produtos comercializados pelos produtores na Ceasa. Da SDR, o que trata do Programa de Aquisição de Alimentos, o Programa Troca-Troca de Sementes e o apoio a cursos técnicos profissionalizantes.
 
Com relação aos indicadores, foram acompanhados os percentuais de comunidades indígenas atendidas através de convênios e termo de colaboração específicos; de comunidades quilombolas atendidas com convênios específicos; de agricultores familiares e públicos especiais atendidos; o aumento de agroindústrias do Programa Estadual de Agroindústria Familiar; o acompanhamento do número de coletas para análise de agrotóxicos nos hortigranjeiros comercializados na CEASA e o número de projetos elaborados por solicitação/autorização da SDR para programas, da Emater.    
       
Texto e fotos: Gustavo Rech Ascom/SPGG

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão