SPGG monitora quinto e último ciclo do Acordo de Resultados da Seapi

SPGG monitora quinto ciclo do Acordo de Resultados da Seapi

O monitoramento do Acordo de Resultados da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi) e da vinculada Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA) foi realizado na tarde desta terça-feira (17), na Sala de Governança da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG).

O acompanhamento, correspondente ao quinto e último ciclo do ano foi coordenado pela diretora do Departamento de Monitoramento de Resultados (DMR) da SPGG, Melissa Custódio, com participação da coordenadora de gestão da Seapi, Janice Luchsinger, do pesquisador IRGA, Filipe Selau, assessores e coordenadores de gestão, gerentes de projetos e servidores públicos.

Na ocasião, foi acompanhado o projeto prioritário Mais Água, Sistemas Agrícolas Produtivos, que objetiva aumentar a disponibilidade e melhorar a qualidade da água por meio de práticas de manejo de solo, de resíduos de suínos e monitoramento das condições meteorológicas e processos hidrológicos.

Além disso, foi monitorado o projeto que trata do desenvolvimento estrutural para evolução da condição sanitária de febre aftosa; o cadastro ervateiro; a regulamentação da Lei de Defesa Sanitária Vegetal; o Sistema Integrado de Gestão de Agrotóxicos (SIGA) e o projeto integrado de pesquisa agrícola aplicada e capacitação de agricultores, técnicos e extensionistas rurais.

Do IRGA, foi monitorada a caracterização e conhecimento das raças da brusone, a principal doença da lavoura de arroz; os sistemas integrados de produção agropecuária em terras baixas; a conservação de solos e uso racional da água em terras baixas e a implantação do sistema de coleta de informações da lavoura orizícola.

Entre os indicadores da Seapi observados, destaca-se a expansão da área irrigada; a quantidade de produtores com o sistema de irrigação implantado e, o nº de análises acreditadas/credenciadas na área vinícola pelo INMETRO e MAPA. Com relação ao IRGA, monitorou-se a produção de semente de arroz certificada.

Ao todo, a SEPAI possui um projeto prioritário, 28 entregáveis, 14 indicadores, e quatro compromissos de eficiência de gestão. No IRGA, são dez entregáveis, quatro indicadores, e dois compromissos de eficiência de gestão.

Texto e fotos: Gustavo Rech Ascom/SPGG