Nova direção dos Coredes é recebida na Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão

Para o secretário Búrigo, o trabalho dos Coredes é fundamental para o planejamento do governo - Foto: Leonardo Moraes/SPGG

A nova diretoria do Fórum dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) foi recebida pelo secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Carlos Búrigo, nesta quinta-feira (19). O Fórum é composto pelos presidentes das 28 regiões dos Coredes existentes no Rio Grande do Sul, para fazer a mediação entre as regiões e o governo do Estado. A diretoria foi eleita por aclamação em assembleia realizada nesta quinta-feira.

Búrigo acredita que o trabalho dos Coredes é fundamental para o planejamento do governo. "Administrar é eleger prioridades. Todo bom gestor sabe dessa máxima. Os Coredes são parceiros nisso, pois contribuem para nos aproximar do que as comunidades mais precisam. Assim, é possível construir um Estado mais próximo do que a população anseia", falou.

A nova presidente dos Coredes, Munira Awad, ressalta o papel de articulação que os Conselhos exercem. "Nosso principal objetivo é pensar o Rio Grande do Sul, ajudar no desenvolvimento do estado. Para isso, realizamos um trabalho de ouvir as pessoas e fazer a interlocução com o governo", disse.

Importância dos Coredes para a Gestão Pública

O objetivo dos Coresdes é qualificar o planejamento regional. Para que isso aconteça, a SPGG colabora com o diagnóstico de políticas públicas de cada região, relacionando aos principais problemas e oportunidades das localidades.

Esse trabalho conjunto, possibilita um maior conhecimento do perfil das comunidades, além de contribuir para a elaboração de uma lista de projetos ligados a essas características, que podem ser financiados em diferentes esferas.

Veja AQUI as regiões dos Coredes.