Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Tatsch deixa Planejamento e governador elogia conquista do realismo orçamentário

Publicação:

Cristiano Tatsch deixa o Planejamento para se dedicar a empreendimentos familiares
Cristiano Tatsch deixa o Planejamento para se dedicar a empreendimentos familiares - Foto: Karine Viana/Palácio Piratini

Em encontro com o governador José Ivo Sartori, na tarde desta quinta-feira (22), o secretário Cristiano Tatsch entregou seu pedido de afastamento da Secretaria do Planejamento, Mobilidade e Desenvolvimento Regional, cargo que ocupa desde 1° de janeiro de 2015. 

Entre suas principais realizações frente à pasta, Tatsch destaca a elaboração do Plano Plurianual 2016-2019; a construção, pelo segundo ano, de um Orçamento realista e alinhado à busca do governo pelo equilíbrio fiscal; a renegociação dos contratos de financiamento com o Banco Mundial e o BNDES; a modernização do TudoFácila reformulação da Consulta Popular e a construção da base técnico-legal para executar projetos de concessões, que se traduz na Lei de Concessões.

Tatsch se dedicará a novos desafios profissionais, conduzindo empreendimentos familiares. "Agradeço a confiança e a amizade do governador Sartori e o apoio de cada um dos secretários. Enalteço a qualidade técnica da equipe da Secretaria do Planejamento e das entidades que estiveram sob meu comando, a Fundação de Economia e Estatística (FEE), a Metroplan e a Agergs", disse Tatsch. 

Sartori lembrou que tem uma trajetória política de mais de 40 anos ao lado de Cristiano Tatsch, com quem militou desde a juventude: "Ele ajudou a construir um legado de realismo orçamentário e de transparência, que são marcas do nosso governo. E tenho certeza de que, mesmo sem estar num cargo público, continuará nos ajudando".

O atual secretário adjunto, professor José Reovaldo Oltramari, responderá pela pasta do Planejamento.

Breve currículo

Nascido em Veranópolis, José Reovaldo Oltramari foi professor universitário nas áreas da Sociologia, Sociologia das Organizações, Pesquisa e Políticas Sociais. Foi também coordenador de extensão na Universidade de Caxias do Sul (UCS) e diretor dos núcleos universitários de Veranópolis, Nova Prata e Guaporé. É graduado em Filosofia e tem pós-graduação em Planejamento de Recursos Humanos, além de ser mestrando em Sociologia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Por 16 anos, foi secretário-executivo do Corede Serra e primeiro secretário-executivo do Fórum dos Coredes. Em Caxias do Sul, foi secretário municipal de Turismo. 

Texto e edição: Secom

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão