Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Ao som da Ospa, governo comemora os 50 anos da Secretaria de Planejamento

Publicação:

O evento, na manhã desta segunda-feira (19/8) na Casa da Música da Ospa no Centro Administrativo, reuniu servidores e convidados
Evento reuniu servidores e convidados na manhã segunda-feira (19/8) na Casa da Música da Ospa no Caff - Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratinio

Embalados pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), foram comemorados os 50 anos da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag). O evento, na manhã desta segunda-feira (19/8) na Casa da Música da Ospa no Centro Administrativo, reuniu servidores e convidados, entre eles, o governador Eduardo Leite.

Após a reestruturação administrativa realizada no início do atual governo, a secretaria ampliou o leque de atribuições. Além de ser responsável pelo planejamento de políticas públicas e pela elaboração das peças orçamentárias, passou a gerir os recursos humanos e o patrimônio do Estado.

“Somos uma secretaria meio, o coração do governo. Tudo bate aqui para depois bater nos outros órgãos e na sociedade. A contratação de um servidor, a compra da merenda, o dinheiro para a estrada, tudo passa por aqui, seja na gestão ou no orçamento”, afirmou a secretária Leany Lemos.

Ainda na abertura do evento, a anfitriã apresentou o Mapa Estratégico 2020-2023 da Seplag, que começou a ser elaborado em março e envolveu diversos funcionários na elaboração da missão, da visão e dos valores da secretaria.

Leany apresentou o Mapa Estratégico 2020-2023 da Seplag, que começou a ser elaborado em março e envolveu diversos funcionários
Leany apresentou o Mapa Estratégico 2020-2023 da Seplag, que começou a ser elaborado em março e envolveu diversos funcionários - Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratinio

O plano da Seplag está alinhado, assim como os das demais pastas, ao Mapa Geral do Governo, que, na comparação feita por Leite, se assemelha ao que representa uma partitura para uma orquestra em termos de planejamento.

“Somos milhares de servidores, admitidos por concurso público ou por voto popular, e nenhum de nós está aqui para fazer o que quer, assim como cada integrante da orquestra não toca a música que deseja simplesmente, mas está inserido dentro de um grupo e alinha-se a partir da partitura com os demais numa única música. A partitura do nosso governo é o mapa estratégico, é ele que define a música que vamos tocar nos próximos quatro anos. Ele mostra o caminho e onde queremos chegar ao final do governo”, afirmou Leite.

O governador parabenizou a secretária Leany, os colaboradores da secretaria e os demais servidores estaduais. “O aniversário da Seplag é um pouco de todos nós”, afirmou Leite.

Ao final, servidores foram presenteados com um cupcake dos 50 Anos da Seplag
Ao final, servidores foram presenteados com um cupcake dos 50 Anos da Seplag - Foto: Carolina Greiwe Ascom/Seplag

O evento seguiu com a apresentação da Ospa e palestra do maestro Evandro Matté, com o tema Gestão e Liderança através da Música. Ao final, o governador foi convidado para reger os músicos. O vice-governador Ranolfo Vieira Júnior e a secretária Leany fizeram uma participação especial: sentaram em pontos distintos do palco para sentirem as diferentes vibrações da música. Por fim, um Parabéns a você foi entoado em conjunto pela orquestra e pelo público.

Texto: Vanessa Kannenberg
Edição: Marcelo Flach/Secom

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão