Apers celebra seus 112 anos com Roda de Memória

IMG 4611 (site)
A Roda de Memória, no auditório Marcos Tramontini, teve participações de ex-diretoras do Apers - Foto: Diego Soveral - Ascom/Smarh
Por ASCOM SMARH

A tarde da última quinta-feira, 8 de março, foi de celebração no Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (Apers). No dia em que completou 112 anos, o Apers reuniu servidores e gestoras de diferentes épocas para reviver sua história e comemorar. Uma Roda de Memória abriu as atividades, seguindo-se o lançamento da Galeria de Diretores do site e coquetel de confraternização, com direito ao parabéns a você, brinde, velas e bolo. Também foram oferecidos pequenos bolinhos que encantaram o público por um detalhe no acabamento: o logotipo do arquivo, comestível.

Em pleno Dia Internacional da Mulher, as comemorações demonstraram a importância da presença feminina na história do órgão integrado à Secretaria da Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos (Smarh). A Roda de Memória, no auditório Marcos Tramontini, teve participações das ex-diretoras Eloá Maria Possebon, Rosani Gorete Feron e Isabel Oliveira Perna Almeida, com mediação de Maria Cristina Fernandes. A arquivista Neida Regina Ilha representou o ex-diretor Carlos Aléssio Rossato; outros que não puderam comparecer enviaram mensagens. Após saudação da atual diretora, Aerta Grazzioli Moscon, as palestrantes fizeram breves relatos das principais iniciativas de suas gestões – todas tiveram de exercitar a concisão para resumir, das 14h às 16h, os principais feitos do Apers em cada período.

Um vídeo sobre o arquivo, realizado por servidores, deu sequência à programação, bem como o lançamento virtual da Galeria de Diretores, que já conta com sete biografias e deverá disponibilizar, à medida que forem concluídas as pesquisas, os perfis de todos os 35 gestores desde a fundação do Apers, em 1906. Os textos de fotos podem ser acessados no site www.apers.rs.gov.br/portal/index.php?menu=artigodet&cod=170 que, por enquanto, contemplam o período de 1987 até a atualidade.

Antes do coquetel, o secretário da Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos, Raffaele Di Cameli, parabenizou a todos pela excelência do trabalho realizado. Também compareceram ao evento o secretário adjunto da Casa Civil, José Guilherme Kliemann, o diretor-geral da Smarh, Henrique Abrahão, e o presidente da Associação de Amigos do Apers, Daniel Leite. Para confraternizar, o público dirigiu-se ao Espaço Joel Abílio Pinto dos Santos, onde está a exposição Arquivo em Revista. Aberta no último dia 7 de março, a mostra faz parte das atividades relativas aos 112 anos do Apers e apresenta um resgate da sua história, podendo ser vista até 31 de março, das 9h às 17h.