Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Arquivo Público dá início às comemorações de 115 anos

Publicação:

Atividades virtuais em comemoração seguem até o final de março
Atividades virtuais em comemoração seguem até o final de março

O Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (Apers) deu início nesta segunda-feira (8/3) às comemoração dos seus 115 anos de atuação em prol da preservação do patrimônio documental e fomento da cultura do Rio Grande do Sul. Além da cerimônia de abertura, durante a tarde foi realizada a primeira atividade da programação virtual que segue nos dias 9, 10 e 30 de março. 

A solenidade de abertura contou com a apresentação da diretora do Arquivo Público, Aerta Grazzioli Moscon, com vídeos comemorativos dos vice-governador, Ranolfo Vieira Júnior, e do secretário da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Claudio Gastal; secretaria a qual o Apers está vinculado. 

Em sua mensagem de abertura, Aerta destacou a alegria de conduzir as comemorações dos 115 anos do Apers. “É uma oportunidade para darmos visibilidade ao Arquivo; uma instituição que sintetiza e simboliza gestão documental, memória, história sul-riograndense, produção de conhecimento e um forte elo com a sociedade, com ações culturais e educativas”. 

Coube ao historiador Álvaro Klafke, servidor do Apers, proferir a conferência de abertura. Intitulada Da cópia manual à comunicação online: uma história do trabalho nos 115 anos do Apers, a fala sintetizou aspectos sobre os trabalhos do Arquivo ao longo dos seus 115 anos, do primeiro concurso em 1907 à adequação dos serviços à era digital do século XXI, passando por entraves políticos e conquistas, como a criação do Sistema de Arquivos do Estado do Rio Grande do Sul – SIARQ/RS, em 1989, do qual o Apers é o órgão gestor, e a crescente participação das mulheres na área arquivística. 

Na sequência, a mesa Historiadores e a constituição do Arquivo Público como espaço de construção do conhecimento acadêmico, teve como mediador o historiador e servidor do Apers Rodrigo de Azevedo Weimer. 

Coube à professora Maria Angélica Zubarán (Ulbra) dar início às apresentações, com um relato de experiência no uso do acervo do Arquivo em suas próprias pesquisas, salientando a riqueza do patrimônio histórico-cultural para o estado do RS e para a construção da identidade gaúcha. Já a professora e pesquisadora Helen Osório (UFRGS) iniciou sua fala, antes de seu relato de experiência em pesquisa no Apers, com uma uma analogia. “Érico Veríssimo contava que, quando perguntado, dizia que morava numa cidade que tinha uma orquestra sinfônica. Quando fiz meu doutorado no Rio de Janeiro, eu dizia que morava numa cidade com um arquivo histórico judicial centralizado, num prédio especificamente construído para ser arquivo, já na década de 1910”.

O professor Paulo Roberto Staudt Moreira (Unisinos) finalizou as exposições da tarde e salientou a necessidade de se desnaturalizar a ideia de que documentos “crescem” nos arquivos. “Há todo um processo de gerenciamento documental que os historiadores, usualmente, esquecem”. 

Programação

As comemorações dos 115 anos do Arquivo Público seguem nos próximos dias, com as mesas 30 anos da Lei 8.159, nesta terça-feira (9/3), e Usos educativos dos Arquivos: reflexões em tempos de pandemia (10/3). Detalhes sobre as mesas podem ser conferidos no site do Apers. Os debates são transmitidos e ficam disponíveis no Facebook do Apers e não necessitam de inscrição prévia. Para os interessados, haverá emissão de certificado de participação por dia feita pela Escola de Governo (EGov), que deve ser solicitado no preenchimento do formulário de check-in na live. 

No dia 30 de março, o Arquivo Público lança a Visita Mediada Virtual, uma iniciativa que surge como alternativa para dar continuidade ao serviço de visita guiada oferecido pelo Apers, interrompido pela pandemia. São necessárias inscrições prévias pelo e-mail visitas@planejamento.rs.gov.br.

Anelise Rublescki/Ascom SPGG Apers  

 

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão