Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Arquivo Público do Estado realiza XV Mostra de Pesquisa

Evento acontece de 28 a 30 de setembro com transmissão pelas redes sociais da Instituição

Publicação:

 -
- - Foto: Arquivo SPGG

A XV Mostra de Pesquisa do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (APERS) será realizada de 28 a 30 de setembro, das 14h às 18h. Devido às limitações impostas pela pandemia, o evento será online, com transmissão pela página do Facebook da Instituição (facebook.com/ArquivoPublicoRS).

São dezenove trabalhos, distribuídos em seis mesas temáticas, além deuma palestra de abertura – No refluxo dos retornados: Custódio Joaquim de Almeida, o príncipe africano de Porto Alegre – com os historiadores Jovani de Souza Scherer e Rodrigo de Azevedo Weimer – e de três pôsteres, cuja visualização já está disponível no site do APERS.

São pesquisas científicas da área das Ciências Humanas que têm como fio condutor o uso de fontes primárias documentais arquivísticas ou de documentação salvaguardada em demais instituições de memória. O evento, que ocorre desde 2003 e que atualmente é bianual, teve em 2020 sua Comissão de Seleção e Organização composta por representantes do APERS, da Associação Nacional de História, Seção Rio Grande do Sul (ANPUH-RS), da Associação de Arquivistas do Rio Grande do Sul (AARS) e da Associação de Amigos do APERS (AAAP-RS).

Haverá emissão de certificado de participação para ouvintes mediante preenchimento de formulário de check-in na live, sendo um evento gratuito. Mais informações pelo e-mail mostradepesquisa@planejamento.rs.gov.br

Programação

Anais das edições anteriores

Anelise Rublescki – Ascom-SPGG/Apers

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão