Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Boas Práticas - Power BI

Da publicação de Dashboards


Recomenda-se que o “Publicar na Web” seja feito em um Workspace organizacional, e não no Workspace pessoal do usuário, por dois motivos principais:

- O Dashboard publicado fica vinculado ao Workspace pessoal. O trabalho será perdido caso o servidor público saia da administração pública. Da mesma forma, se for identificada a necessidade de alteração no produto de dados, isso também deverá ser feito pelo próprio servidor. No caso de sua ausência, não será possível efetuar a alteração.

- Ao utilizar o Workspace organizacional como ponto focal da publicação de Dashboards, amplia-se o alcance das informações, bem como se facilita que os produtos de dados sejam encontrados por estarem centralizados em um único local.

Da criação de aplicativos do Power BI

O consumo interno de produtos de dados via aplicativo do Power BI permite a realização de atualizações e manutenções nos Dashboards sem que isso impacte o consumo da versão já entregue.

Além disso, fica disponível o recurso de “assinatura do dashboard”, em que os assinantes recebem por e-mail uma imagem do dashboard na hora do envio, sendo feita uma conexão automatizada.

É recomendado o uso de aplicativos, principalmente, caso haja a necessidade de responsividade.

Melhores práticas para modelos

- Blog de Power BI da Microsoft.

Optar, sempre que possível, pela modelagem em estrela (star-schema), que preconiza a performance

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão