Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Ciclo de Benchmarking destaca uso de Métodos Ágeis na Gestão Pública

Sexta edição do encontro virtual reuniu 180 servidores para troca de experiências

Publicação:

O encontro virtual foi promovido pelo Laboratório de Inovação e pela Escola de Governo
O encontro virtual foi promovido pelo Laboratório de Inovação e pela Escola de Governo - Foto: Vagner Benites/Ascom SPGG

Acelerar o ritmo de entregas de um projeto é o principal objetivo das chamadas Metodologias Ágeis. A sua adoção por empresas privadas e, especialmente, na esfera pública foi abordada na tarde desta quinta-feira (30/07) durante a sexta edição do Ciclo de Benchmarking para a Gestão Pública. O encontro virtual, promovido pelo Laboratório de Inovação (Labinova) e pela Escola de Governo (EGov), ambos vinculados à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), reuniu quatro especialistas e 180 servidores para troca de experiências.

Criado nos anos 1990, o conceito de Métodos Ágeis foi popularizado na indústria de softwares, mas também já tem experiências em diversos setores da estrutura pública. Os servidores Daniel Krauze Freire e Jamile Martins Alves, ambos da Procergs, relataram no evento o histórico do uso das metodologias na companhia, iniciado em 2012. Com oito anos de experiência, ambos destacaram a importância do apoio das administrações para a evolução das práticas e a mudança de cultura observada no período, necessária para o bom andamento dos trabalhos.

A natureza complexa dos projetos no setor público, que impactam um grande número de pessoas, foi ressaltada pelo servidor José Eduardo Brasil Silveira, da Subsecretaria do Tesouro do Estado, vinculada à Secretaria da Fazenda (Sefaz). Para auxiliar nesse desenvolvimento, Silveira abordou a característica flexível dos métodos ágeis, que se adequam facilmente a todo tipo de projeto.

Representando a iniciativa privada, Guilherme Schumacher, profissional com 10 anos de experiência em desenvolvimento de software, apresentou tipos de metodologias ágeis, como o Scrum, além de modelos e cases de empresas para as quais prestou serviços, como a Getnet e Havan. Apesar de facilitar o desenvolvimento e o acompanhamento de projetos, Schumacher destacou a necessidade de envolvimento de gestores e profissionais para o sucesso das ações.

Ciclo de Benchmarking para a Gestão Pública

Promover o desenvolvimento de novos processos para a gestão do Estado está entre os objetivos do Ciclo de Benchmarking para a Gestão Pública. Iniciados em novembro de 2019, os encontros seguirão sendo realizados de forma virtual durante o período de combate ao novo coronavírus (Covid-19).

Vagner Benites Ascom/SPGG

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão