Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Ciência de dados será primeiro tema trabalhado no Conselho de Inovação em TIC

Publicação:

conselho estadual de inovação em TIC no governo tecnologia da informação comunicação
Lucas Motzkus, Ascom/SPGG - Foto: Lucas Motzkus, Ascom/SPGG

O uso da ciência de dados para a inteligência na definição de políticas públicas foi a tônica da reunião mensal do Conselho Estadual de Inovação em Tecnologia da Informação e Comunicação no Governo, na Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG). Junto com tecnologias emergentes e serviços digitais, dados integra o trio de temas prioritários que é debatido no conselho consultivo, que tem como missão propor recomendações na área de tecnologia de informação e comunicação.

O presidente da Procergs, José Antonio Leal, afirmou que a Companhia já vem atuando sobre esse tema, e que a própria pandemia acelerou muitas realizações. A intenção, segundo ele, é trabalhar com ações para longo prazo. “Com o tempo será possível fazer, por exemplo, a ligação entre a evasão escolar, saúde da família e criminalidade, criando políticas preventivas em três áreas diferente do governo”, apontou.

O secretário da SPGG, Claudio Gastal, destacou que é preciso também construir formas de trabalho que permitam aos municípios a utilização destes dados, para a promoção de decisões baseadas em evidências. “A governança de dados que construímos tem que chegar para os municípios, que é onde acontece a vida do cidadão”, declarou.

Nesta reunião, foi agregada a nova conselheira representante da sociedade civil. A empresária Natália Bráulio, da Openbox, uma fintech que atua no fortalecimento de pequenas e médias empresas vai integrar o Conselho que conta além da SPGG, com representantes Secretaria de Inovação Ciência e Tecnologia, Receita Estadual, Detran-RS, Procergs, e integrantes da iniciativa privada e instituições de ensino.

Texto: Thais D´Avila, Ascom/SPGG

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão