Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Concluído quarto ciclo de monitoramento do Eixo Social do Acordo de Resultados

Publicação:

Foram monitorados 35 projetos prioritários, 252 entregáveis, 131 indicadores e 68 compromissos de eficiência de gestão
Foram monitorados 35 projetos prioritários, 252 entregáveis, 131 indicadores e 68 compromissos de eficiência de gestão - Foto: Daniela Barcellos

O governador José Ivo Sartori e o secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Josué Barbosa, concluíram, na manhã desta terça-feira (6), na Sala de Governança da SPGG, o quarto ciclo de monitoramento do Eixo Social do Acordo de Resultados 2018.

Na ocasião, o monitoramento de 35 projetos prioritários, 252 entregáveis, 131 indicadores e 68 compromissos de eficiência de gestão das secretarias e órgãos vinculados passou pela análise da rede de governança durante os dois últimos bimestres.

Conforme o Mapa Estratégico do Eixo Social, os objetos monitorados versam sobre o reforço e a ampliação das garantias dos direitos sociais, a conquista de um novo patamar de qualidade educacional para gerar oportunidades, o acesso e a qualidade na prevenção e na promoção da saúde, além do fortalecimento das políticas na área da segurança e da ampliação das políticas públicas socioculturais, socioeducacionais e de promoção da inclusão social.

Para o secretário Josué Barbosa, a reunião do Eixo Social encerra o monitoramento de 2018 com um sistema totalmente informatizado. “Percebe-se a evolução do processo de monitoramento, visto que a perspectiva de atingimento das metas é de 78%, impulsionando a gestão para resultados”, explicou.

O governador José Ivo Sartori destacou a necessidade de encontrar alternativas efetivas para o desenvolvimento dos projetos fundamentais ao Estado. Além disso, ressaltou o grande papel da sistemática de governança e gestão por atuar transversalmente entre todos os órgãos da administração. “Tudo isso serviu para desburocratizar os serviços e para ter mais agilidade na gestão do Estado”, salientou.

Fazem parte do Eixo Social e estiveram presentes os secretários da Educação, Ronald Krummenauer; da Segurança Pública, Cezar Schirmer; do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos (SDSTJDH), Maria Helena Sartori; da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sedactel), Victor Hugo Alves da Silva; da Saúde, Francisco Paz; além do chefe da Casa Militar, coronel Alexandre Martins; e da secretária-adjunta da SPGG e a diretora do Departamento de Monitoramento de Resultados, Melissa Custódio.

Também participaram presidentes e diretores dos órgãos vinculados Faders, Fase, FGTAS e FPERGS; Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Instituto-Geral de Perícias (IGP) e Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe); Liberato Salzano; Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Fospa) e Fundação Theatro São Pedro (FTSP); assessores de governança do DMR/SPGG; coordenadores e assessores de gestão, gerentes de projeto e servidores das respectivas pastas.

Texto: Gustavo Rech/Ascom SPGG
Edição: Sílvia Lago/Secom

Comentários

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão