Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Consciência Negra é destaque na programação do Arquivo Público

Publicação:

Materiais e eventos buscam destacar a luta histórica das negras e negros contra a discriminação racial e a desigualdade social
Materiais e eventos buscam destacar a luta histórica das negras e negros contra a discriminação racial e a desigualdade social - Foto: Juliano Balbon, APERS
Por Vagner Benites, Ascom Seplag

Novembro é o mês da Consciência Negra e para marcar o período o Arquivo Público do Rio Grande do Sul (APERS) está com uma programação especial de atividades, na sede e nas redes sociais da instituição. Na próxima segunda-feira (25/11), o APERS promove em Porto Alegre o seminário "Moradia popular: a cidade em disputa no pós-Abolição", em parceria com a Associação Nacional de História (ANPUH-RS) e com o Coletivo Quilombonja.

Na atividade, a luta por moradia na Capital será abordada sob uma perspectiva histórica e geográfica, com a participação de servidores do próprio Arquivo Público, do Departamento de Economia e Estatística (DEE) e também do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (POSGEA/UFRGS). Territórios e lugares que marcam a presença negra na Capital também serão abordados pelos palestrantes do encontro, que das 9h às 18h. 

Além da ação presencial, na página e nas redes sociais do Arquivo Público serão publicados materiais especiais em referência ao mês de luta. Um exemplo deste conteúdo é o da exposição mensal da série "Descobrindo o Acervo do Arquivo Público", que em novembro trouxe documentos que mostram a repressão à umbanda no bairro Cidade Baixa, na Capital, durante a década de 1940. O material foi apresentado de forma presencial entre os dias 5 e 14 deste mês e agora está disponível nas páginas em exposição virtual até o dia 29. 

"Com estas atividades queremos reforçar junto à população que o Arquivo Público é um lugar de memórias e de histórias negras. Nestes materiais e eventos buscamos lembrar e destacar a luta histórica das negras e negros contra a discriminação racial e a desigualdade social", explica Juliano Balbon, chefe da Divisão de Preservação, Difusão e Acesso do APERS.

O seminário sobre o tema da moradia tem entrada gratuita e não necessita de inscrição. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail gteprs@gmail.com. O Arquivo Público do Rio Grande do Sul está localizado na Rua Riachuelo, 1031, no Centro de Porto Alegre.

- Acesse as redes sociais do Arquivo Público do Rio Grande do Sul: Facebook, Twitter, Instagram



Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão