Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Conselho de Inovação em Tecnologia da Informação discute segurança e monetização de dados

Publicação:

conselho   Conselho de Inovação em Tecnologia da Informação spgg gastal
- - Foto: Lucas Motzkus, Ascom/SPGG

A utilização do sistema de Gestão Estatística da Segurança (GESeg) e os conceitos do projeto de monetização de dados foram a pauta do encontro do Conselho Estadual de Inovação em Tecnologia da Informação e Comunicação no Governo nesta sexta-feira (28/01). A utilização de tecnologias emergentes como o GESeg, que estão colaborando com a redução dos índices de criminalidade, são temas prioritários do conselho, que tem como missão propor recomendações na área de tecnologia de informação e comunicação.

O case do GESeg foi apresentado por Diretor-Geral do Gabinete do Vice-Governador e Secretário Executivo do RS Seguro, Antônio Carlos Pacheco Padilha. Já o projeto que visa trabalhar a monetização de dados, é coordenado pela Secretaria da Fazenda e realizado junto com NEO - Núcleo de Engenharia Organizacional da UFRGS. Em ambas apresentações, os conselheiros debateram e puderam se aprofundar nos detalhes de cada projeto, apresentando sugestões de melhoria e conceitos que podem ser agregados aos projetos.

Além do secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal, do presidente da Procergs, José Leal, do subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves e do diretor do Detran, Fábio Santos, também participaram do encontro os conselheiros Gabriela Ferreira, Daniel Martin Ely, Rafael Bortolini, Ricardo Abel, Eduardo Cheffe e Carlos Eduardo Aranha.

Conselho Estadual de Inovação em Tecnologia

O grupo é formado por integrantes da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Secretaria da Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT), Secretaria da Fazenda, do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP) e do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs), e representantes da sociedade civil, da Academia. Ao todo, 11 componentes integram o Conselho.

Texto: Claiton Magalhães, Ascom/SPGG

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão