Conselho de Inovação em TIC celebra vitórias e projeta novos desafios

Conselho Estadual de Inovação em TIC
Conselho Estadual de Inovação em TIC - Foto: Marina Ferreira

Integrantes do Conselho Estadual de Inovação em Tecnologia, Informação e Comunicação no Governo do RS estiveram reunidos nesta sexta-feira (24/06), no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) em seu encontro mensal. Uma das pautas foi o reconhecimento recebido pelo trabalho realizado no governo gaúcho em relação a serviços digitais, com o primeiro lugar na premiação no ranking da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de TIC.
O presidente do Conselho, secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal, afirmou que os desafios prosseguem e que para que o serviço evolua cada vez mais é preciso “alinhar com outros estados e também com os municípios para que o cidadão tenha a mesma experiência independentemente do nível que precise acessar”. Conforme a representante da Procergs no Conselho, Karen Lopes, o RS é modelo para outros estados. “Toda a vez que ficamos em primeiro lugar, nos desafiamos a fazer mais. Vemos o ranking como um guia para ações e direcionamentos.”
O diretor do Escritório de Projetos (EDP), Hiparcio Stoffel, pontuou que os próximos passos envolvem criar motivos para que o cidadão efetue o login na plataforma rs.gov.br, com ferramentas como assinador digital, avaliação dos serviços e área do cidadão. “Desta forma será possível mensurar melhor o caminho percorrido pelo usuário”, projeta.
Outro tema abordado no encontro foi o treinamento de funcionários das unidades do Tudo Fácil para a compreensão das dificuldades dos usuários no uso de serviços digitais e encaminhamentos das soluções para o atendimento digital. O uso de mecanismos para otimizar conteúdo para buscas e para melhorar a experiência do usuário também foi debatido.
Além disso, o Conselho discutiu estratégias para aproximar o governo do estado das govtechs, startups que desenvolvem soluções para o setor público. Estão sendo desenvolvidas ações em conjunto com a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia e outros atores para utilizar os novos instrumentos legais na contratação de soluções inovadoras para o estado.
Para a próxima reunião, que será realizada na última sexta-feira de julho, é esperada a assinatura do decreto que institui o conselho, de forma a perenizar os trabalhos. “Dados e fatos precisam ser utilizados para blindar a estratégia e dar continuidade aos avanços”, pontuou Gastal.
O conselho completará um ano de atividades em agosto.

Texto: Thais D'Avila, Ascom SPGG