Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Conselho Estadual de Inovação em TIC

O Conselho 

O Conselho Estadual de Inovação em TIC teve sua primeira reunião no dia 26 de agosto de 2021. O colegiado, formado a partir de uma iniciativa da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), é composto por 5 representantes do Poder Executivo estadual e 7 membros da sociedade civil, indicados entre nomes eminentes no cenário do ecossistema de inovação ou entre personalidades de reconhecida capacidade e experiência em assuntos relacionados à inovação em TIC. O objetivo do Conselho é a promoção do pensar estratégico em inovação de TIC no Governo a partir de múltiplas perspectivas e insights externos. Os membros do Conselho reúnem-se mensalmente para recomendar oportunidades, propor estratégias e promover a cultura de inovação em TIC.  

 Metodologia de trabalho  

Tecnologias emergentes, dados e aplicações para serviços digitais são os temas iniciais de atuação do Conselho. Assim que um tema é escolhido, um projeto que envolve o assunto é selecionado e submetido à análise do Conselho, que é convidado a visualizar oportunidades ou riscos, além de sugerir parcerias estratégicas para a realização das ações ou o início de outras frentes de trabalho.  

diagrama do método de trabalho do Conselho Estadual de Inovação em TIC no Governo

Linha do tempo 

Julho 2021Indicação de nomes, seleção dos currículos e convite aos escolhidos; 

Agosto 2021 - Realização da primeira Reunião Ordinária com a apresentação dos Conselheiros;  

Setembro 2021 - Oficina de Design Thinking para a co-criação das diretrizes do Conselho, as quais serviram de base para a elaboração da legislação constitutiva do colegiado; 

Outubro 2021 - Aprovação dos textos da legislação que instituiu o Conselho; 

Novembro 2021 - Definição da metodologia de trabalho do colegiado; 

  • Entrada da sétima conselheira, Natália Bráulio 

Dezembro 2021 - Início da primeira frente de trabalho, no tema “dados”, com a execução de ciclos de criação de inteligência com dados públicos, tomada de decisão e recomendação de ações de melhoria, baseadas em dados;

Março 2022 - Elaboração de treinamento de UX para a operação do Tudo Fácil.

Frentes de trabalho em andamento 

Ciência de Dados foi o tema escolhido para a primeira frente de trabalho do Conselho Estadual de Inovação em TIC no Governo. Os Conselheiros conheceram alguns dos projetos relevantes do Estado cujo escopo envolvem dados. Foram convidados a avaliar a proposta do Projeto Data Driven RS 2022, que pretende prover soluções de governança, segurança, compartilhamento, análise e inteligência de dados ao Estado. O objetivo do projeto é reduzir custos com o compartilhamento e consumo de dados, trazendo eficiência para a prestação de serviços públicos ao cidadão e transparência para o acompanhamento das políticas públicas. Como resultado das recomendações dos Conselheiros serão desenvolvidas ações junto aos órgãos do Poder Executivo estadual para criar inteligência a partir de seus dados. 

Composição do Conselho Estadual de Inovação em TIC no Governo (2021-2023) 

Presidente 

Danielle Calazans (SPGG) 

 Representantes da Sociedade Civil 

Carlos Eduardo Aranha 

Eduardo Cheffe 

Gabriela Ferreira 

Natália Bráulio 

Rafael Bortolini 

Ricardo Abel 

 Representantes do Poder Executivo Estadual 

Simone Stülp  (SICT) 

Ricardo Pereira Neves (SEFAZ) 

José Leal (PROCERGS) 

Fábio dos Santos (DETRAN) 

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão