Curso vai capacitar servidores para elaboração de Planos Plurianuais

Estão abertas as inscrições para o curso Capacitação dos Municípios para a Elaboração dos Planos Plurianuais 2022-2025, a ser realizado de 8 de março a 2 de abril, totalmente na modalidade de ensino à distância. Desenvolvido pelo Departamento de Planejamento Governamental, da Subsecretaria de Planejamento, e promovido pela Escola de Governo (EGov), ambos vinculados à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), o curso será ministrado por Irma Carina Brum Macolmes, Leila Verena Rivas dos Santos, Silvia Letícia Lorenzetti, Juliana Feliciati Hoffmann, Fernanda Rodrigues Vargas, Gisele da Silva Ferreira, Bruno de Oliveira Lemos e Luciana da Silva Mieres. São 40 horas/aula, com 100 vagas ofertadas por turma, em ambiente online disponível durante todo dia aos alunos. Inscrições no site da EGov.

O objetivo é capacitar servidores municipais que estarão envolvidos na elaboração dos Planos Plurianuais (PPA) 2022-2025 de seus municípios, através do detalhamento da metodologia de elaboração do PPA 2020-2023 do Estado do Rio Grande do Sul. Serão três módulos, com teoria e exercícios objetivos, cada um deles disponibilizado semanalmente no ambiente virtual (Moodle), cabendo a cada participante administrar seu tempo de estudo. Cada módulo terá um fórum voltado ao esclarecimento de dúvidas.

Serão abertas quantas turmas forem necessárias, conforme o número de inscritos e interessados. Os alunos serão avisados sobre o acesso ao curso por e-mail no dia 5 de março. A EGov ressalta a importância de que os interessados mantenham seus cadastros atualizados no sistema (Central do Aluno).

Conteúdos abordados

Módulo 1 - Breve histórico do planejamento no Brasil e os atuais instrumentos de planejamento público;

Módulo 2 - Método de elaboração de programas do Plano Plurianual 2020-2023 do Estado do RS;

Módulo 3 - Indicadores e avaliação;

Módulo 4 - Regionalização de Políticas Públicas.

Para que o aluno seja aprovado, é necessária a visualização de todo o curso, realização da atividade de cada módulo e alcance de 60% de aproveitamento.

Mais informações:
escoladegovernors@planejamento.rs.gov.br