Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Departamento de Monitoramento de Resultados - DMR

DMR
DMR

I - Coordena o processo de gestão e define a metodologia para priorização de projetos e indicadores, buscando resultados desafiadores, com viabilidade técnica e financeira.

II - Formaliza o Acordo de Resultados com a Administração Direta e Indireta buscando seu cumprimento, auxiliando na execução dos compromissos assumidos.

III - Acompanha o desempenho das metas para cada organização, alinhadas aos objetivos do Mapa Estratégico do Estado.

IV - Organiza e garante a realização de reuniões em ciclos estruturados de monitoramento na Sala de Governança.

V - Capacita e instrumentaliza os gestores que fazem parte da Rede de Governança, bem como atua na solução de problemas sistêmicos e/ou entraves identificados na execução dos projetos.

MELISSA GUAGNINI HOFFMANN CUSTÓDIO
Diretora do Departamento de Monitoramento de Resultados (DMR).
Dirige o DMR e as divisões de Monitoramento, Gestão Intensiva e Programas Estratégicos.
DSC05544 MELISSA
Melissa

Melissa é bacharel em Direito pela Universidade de Caxias do Sul e especialista em Gestão de Pessoas pela mesma instituição. Acumula nove anos de experiência com gestão pública, exercendo como diretora-geral do Gabinete do Prefeito de Caxias do Sul por oito anos e como diretora do Departamento de Convênios e Contratos da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social. Foi Chefe de Gabinete e após Secretária-Adjunta de Estado de Planejamento, Governança e Gestão de 2015 a 2018. Está no DMR desde 2015.

DIVISÃO DE MONITORAMENTO
CAROLINA MÓR SCARPARO
Assessora de governança do Departamento de Monitoramento de Resultados (DMR).
Responsável pelo assessoramento da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (SOGG) e da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura.
DSC05519 CAROL
Carolina

Carolina é Engenheira de Produção formada pela PUCRS, com especialização em Economia e Políticas de Desenvolvimento, pela UFRGS, e mestre em Engenharia de Produção, também pela UFRGS. No setor público, possui experiência na área de desenvolvimento regional, executando a política estadual de apoio aos Arranjos Produtivos Locais. No setor privado, foi consultora de gestão na Falconi Consultores de Resultado e analista de investimentos no Hospital Moinhos de Vento. Além disso, atuou na área de planejamento de compras e gestão de estoques na siderúrgica Gerdau.

CHRISTIANO MORITZ
Assessor de governança do Departamento de Monitoramento de Resultados (DMR).
Responsável pelo monitoramento da Secretaria da Saúde e da Secretaria de Trabalho e Assistência Social.
DSC05546 CHRIS
Christiano

Christiano é bacharel em Administração pela UFRGS, pós-graduado em Gestão Pública pela UFSM e especialista em Gestão de Projetos pela FIJI/RJ. Já atuou na área comercial de grandes distribuidoras de autopeças e concessionárias como Peugeot, Volvo e Mitsubishi. Também trabalhou no ramo de alimentação, onde gerenciou o setor de compras de uma rede de bares e restaurantes. Antes de chegar ao DMR, trabalhava no Departamento de Projetos Estratégicos do Estado na elaboração e monitoramento de projetos públicos. Possui experiência nas áreas de planejamento, orçamento, acompanhamento e monitoramento de resultados, gestão por competências, gestão pública e na elaboração, acompanhamento e gerenciamento de projetos. Desde 2009 é servidor no cargo de analista de planejamento, orçamento e gestão da SPGG. É assessor de planejamento e gestão no DMR desde fevereiro de 2017.

CRISTINA INÊS SUSIN NÉSPOLO
Assessora de Governança do Departamento de Monitoramento de Resultados (DMR). Responsável pela coordenação da Divisão de Monitoramento.
Faz parte da carteira de assessoramento a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.
DSC05505 CRISTINA
Cristina

Cristina é Advogada, graduada pela Universidade de Caxias do Sul, com especialização em Direito Civil e Processual Civil pela Faculdade IDC/POA. Possui experiência em Direito, Gestão Pública e em Gestão Estratégica de Projetos. Trabalhou em escritório de advocacia com ênfase nas áreas empresarial e civil. Possui experiência de mais de 10 anos na área pública, com atuação nas áreas Jurídica e Administrativa. Foi responsável administrativa na área de comunicação de Governo, secretária de Estado interina do Esporte e do Lazer, diretora-presidente interina da Fundação de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, assessora e coordenadora jurídica em Secretarias do Estado do RS. É assessora de governança da SPGG desde 2015.

DANIEL WEINDORFER
Assessor de governança do Departamento de Monitoramento de Resultados (DMR).
Responsável pela Secretaria Extraordinária de Relações Federativas e Internacionais; pela Procuradoria-Geral do Estado e a Casa Militar.
DSC05490 DANIEL
Daniel

Daniel é Engenheiro Civil formado pela UFRGS, com especialização em Perícia e Avaliação Judicial. Possui experiência nas áreas de planejamento e gestão do patrimônio no setor privado e público. Cursou Gestão Estratégica de Projetos. Atua como perito em diversas Comarcas do Estado do Rio Grande do Sul e foi presidente do Instituto Brasileiro de Avaliações e Pericias de Engenharia do Rio Grande do Sul (IBAPE-RS) e, desde 2003 em Georreferenciamento de Imóveis Urbanos e Rurais (INCRA). Atuou como assessor da presidência e ouvidor (Ombudsman) do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS). É assessor de governança da SPGG desde 2015.

ÉVERTON LUIS POHLMANN
Assessor de governança do Departamento de Monitoramento de Resultados (DMR).
Assessor da Secretaria de Logística e Transportes; Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia.

DSC05515 EVERTON
Everton
Everton é bacharel em Ciências Econômicas, com especialização em Controladoria (MBA) pela Unisinos, Gerenciamento de Projetos pela Faculdade Integrada de Jacarepaguá-RJ e pós-graduando em Administração Pública pela UFRGS. Possui experiência nas áreas de planejamento, orçamento, monitoramento e gerenciamento de portfólio de projetos prioritários de governo. Atuou em empresas privadas na área de planejamento, controladoria e custos, analista de planejamento e de controladoria na Doux Frangosul e Tintas Killing. Exerce, desde 2010, como analista de planejamento, orçamento e gestão. Está no DMR desde janeiro de 2017.

FERNANDO SCHARDONG
Assessor de governança do Departamento de Monitoramento de Resultados (DMR).
Assessora a Secretaria da Educação e a Secretaria da Fazenda.
DSC05499 FERNANDO
Fernando

Fernando é bacharel em Ciências Econômicas pela UFRGS e pós-graduando em Administração Pública Contemporânea pela mesma universidade. Possui experiência profissional na área de finanças públicas com análise e projeção das despesas públicas estaduais, elaboração e execução orçamentária. Trabalhou com a execução da política estadual de apoio aos Arranjos Produtivos Locais.

GUSTAVO RECH
Assessor de comunicação do Departamento de Monitoramento de Resultados (DMR).
Responsável pela assessoria na Secretaria de Comunicação e Casa Civil.
DSC05564 GUSTAVO
Gustavo

É Jornalista diplomado pela Universidade de Caxias do Sul e Cientista Político pelo Centro Universitário da Serra Gaúcha e Faculdade América Latina, onde desenvolveu pesquisa sobre Eficiência e Comunicação no Setor Público. Possui MBA em Marketing pelo Centro Universitário da Serra Gaúcha. Fez cursos de Gestão e Liderança na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e marketing na Escola Superior de Propaganda e Marketing. Retém sete anos de experiência na área pública tendo atuado como assessor de comunicação no Gabinete do Prefeito de Caxias do Sul e na Secretaria Municipal da Saúde. Atuou sete anos como assessor de comunicação do Esporte Clube Juventude e da SER Caxias. Integra a Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (ex-SPGG) desde janeiro de 2017.

MELINA DREBES
Assessora de governança do Departamento de Monitoramento de Resultados (DMR).
Responsável por assessorar a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural e a Secretaria do Esporte e Lazer.
DSC05479 MELINA
MELINA

Melina é graduada em Gestão Financeira pela Unilasalle. Atualmente, cursa Direito na Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP). Possui bagagem na área de consultoria empresarial. Sua primeira experiência no Governo do Estado foi em 2012, na SPGG, onde acompanhava a execução financeira dos recursos captados da União e demais financiamentos. É assessora de governança da SPGG desde 2016.

RICARDO LEIRIA RODRIGUES
Assessora de governança do Departamento de Monitoramento de Resultados (DMR).
Responsável por assessorar a Secretaria da Segurança Pública e a Secretaria da Administração Penitenciária.

Ricardo é graduado em Gestão Pública. Iniciou sua carreira no varejo, com experiência nas áreas de compras e assessoramento administrativo à gerencia. Ingressou no serviço público em 2009 na Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC), onde atou como responsável pela equipe de Pesquisa de Trânsito. Em 2013 foi nomeado servidor público Estadual na SPH (atualmente Superintendência do Porto de Rio Grande), onde atuou como chefe da Divisão Administrativa, assessor da Diretoria de Portos Interiores e assessor de gestão desde 2016. Está no DMR desde 2019.

DIVISÃO DE GESTÃO INTENSIVA

JONAS MACHADO
Diretor-adjunto do Departamento de Monitoramento de Resultados e Coordenador da divisão de Gestão Intensiva.
É responsável pela coordenação da divisão de Gestão Intensiva.
DSC05522 JONAS
Jonas

Jonas é bacharel em Administração de Empresas pela PUCRS e pós-graduado em Educação pelo SENAC. Profissional com mais de onze anos de experiência nas empresas multinacionais Atento Brasil, Terra Networks e NET/Claro. Atuou por cinco anos no segmento de relacionamento com cliente (customer care) e seis anos nas áreas de treinamento e desenvolvimento, gestão de processos/projetos de qualidade e indicadores. Na área pública, atua desde 2013 no Executivo Estadual como técnico no cargo de Administrador. A experiência na área pública concentra-se em atividades de consultoria interna nas áreas de planejamento organizacional, elaboração e monitoramento de projetos e acompanhamento de indicadores. É assessor de governança da SPGG desde maio de 2016.

DANIELA CÁNEPA
Assessora de Governança do Departamento de Monitoramento de Resultados (DMR). Integra a divisão de Gestão Intensiva.
Responsável pela gestão dos projetos relacionados às obras nas escolas e monitora a Secretaria da Cultura no Acordo de Resultados.
DSC05502 DANIELA
Daniela

Daniela é bacharel em Engenharia de Alimentos e mestre em Agronegócios pela UFRGS, com MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV. Ingressou no Governo do Estado em 2006 como analista de planejamento, orçamento e gestão. Possui experiência no planejamento e no monitoramento de programas e projetos estratégicos. Cursa pós-graduação em Administração Pública Contemporânea, na modalidade EAD, pela UFRGS. É assessora de governança da SPGG desde janeiro de 2017.

GIULIA SUSSENBACH BRAGÉ
Apoio ao Departamento de Monitoramento de Resultados (DMR). Integra a divisão de Gestão Intensiva.
Apoio na organização das demandas do Ministério Público relacionadas às escolas.
DSC05550 GIULIA
Giulia

É formada em curso superior de tecnologia em radiologia, possui especialização e atuação no hospital do Câncer Mãe de Deus na área de tratamento com radioterapia. No governo do Estado, trabalhou como recepcionista no Palácio Piratini onde foi responsável pela agenda, da organização de reuniões e na recepção ao gabinete da SPGG. Atua desde janeiro de 2015 em órgãos públicos.

HELOISA WEBER
Assessora de Governança do Departamento de Monitoramento de Resultados (DMR). Integra a divisão de Gestão Intensiva.
Conduz os termos de cooperação junto às universidades, a gestão dos estagiários e a parceria com a CAPES.
DSC05482 HELOISA
Heloisa

Heloisa é Engenheira de Produção formada pelas Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT) e Mestre em Engenharia de Produção pela UFRGS. Trabalhou por cinco anos no Banrisul e atuou como analista de melhoria contínua na Paquetá Calçados. É servidora pública desde 2012, com experiência em atividades de desenvolvimento regional, participando da implantação e revisão do Projeto Extensão Produtiva e Inovação. Ingressou no DMR em novembro de 2017.

JOSIANE MEYER DA ROCHA
Apoio ao Departamento de Monitoramento de Resultados (DMR). Integra a divisão de Gestão Intensiva.
Responsável pelo assessoramento da equipe de Gestão Intensiva.
DSC05526 JOSIANE 2
Josiane

Josiane é formada em Administração de Empresas pelo SENAC. Atua desde 2014 em órgãos públicos estagiando na Secretaria da Fazenda (Tesouro do Estado). Está na SPGG desde 2015 como recepcionista do gabinete do secretário e do secretário-adjunto.

LUIZ ALBERTO TURMINA DE OLIVEIRA
Assessor de Governança do Departamento de Monitoramento de Resultados (DMR). Integra a divisão de Gestão Intensiva.
Responsável pelas melhorias no Sistema de Monitoramento Estratégico, pelo Projeto dos Polos e pela gestão das Autonomias Financeiras. Monitora a Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios e a Secretaria de Governança e Gestão Estratégica no Acordo de Resultados.
DSC05839 LUIZ
Luiz

Luiz é formado em Engenheira de Produção pela UFRGS, com especialização em Energias Renováveis pela PUCRS e Economia do Desenvolvimento pela UFRGS. Possui experiência nas áreas de desenvolvimento de sistemas de gestão, gerenciamento de projetos, implementação de base de conhecimento e planejamento estratégico. Atuou em empresas privadas durante 18 anos como desenvolvedor, analista de sistemas e gerente de projetos. Está no Estado desde 2014, onde atuou nos projetos Extensão Produtiva e Inovação e Arranjos Produtivos Locais.

MAIRA BERNARDON
Apoio ao Departamento de Monitoramento de Resultados (DMR). Integra a divisão de Gestão Intensiva.
Acompanha o andamento das forças-tarefas da Secretaria da Educação e o apoio ao projeto de gestão dos PPCIs.
DSC05625 MAIRA
Maira

Maira é bacharel em Administração, formada pela UniRitter em 2017. No governo do Estado trabalhou na Assembleia Legislativa, Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Casa Civil e Secretaria de Desenvolvimento Econômico Ciência e Tecnologia. Ingressou no DMR em maio de 2018.

RODRIGO GOMES DA ROCHA
Assessor de Governança do Departamento de Monitoramento de Resultados (DMR). Integra a divisão de Gestão Intensiva..
Responsável pelo DOP, pelas CROPs e pelo Plano de Manutenção dos Prédios Públicos.
DSC05486 RODRIGO
Rodrigo

Rodrigo é Engenheiro de Produção formado pela PUCRS, com especialização em Economia e Políticas de Desenvolvimento pela UFRGS. Possui seis anos de experiência no setor público, atuando no setor de petróleo e gás, na atração de investimentos e promoção de empresas locais. Possui ainda sete anos de experiência no setor metal mecânico, atuando na melhoria de processos, redução de custos e aumento da qualidade. Atou em empresas como Parker Haniffin e Epcos do Brasil.

VILSON CITADIN JUNIOR
Assessor de Governança do Departamento de Monitoramento de Resultados (DMR). Integra a divisão de Gestão Intensiva.
Responsável pela gestão dos PPCIs nas escolas.
DSC05530 VILSON
Vilson

Vilson é Engenheiro Civil com especialização em Economia e Políticas de Desenvolvimento, e mestre em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, pela UFRGS. No setor público, possui experiência na área de Distritos Industriais Estaduais, atuando na análise de projetos de infraestrutura. Foi gerente de obras públicas na Prefeitura de Imbituba em SC. Está na SPGG desde 2014 e na força-tarefa desde junho de 2018.

EQUIPE DE APOIO DMR

DAYANE CORRÊA
Apoio ao Departamento de Monitoramento de Resultados (DMR).
Responsável pelo assessoramento e apoio do DMR.
DSC05494 DAYANE
Dayane

Dayane é formada técnica em Radiologia pelo Universitário com especialização em mamografia e densitometria óssea pela Faculdade de Tecnologia Fundação Saint Pastous (SERDIL). Atua na SPGG desde abril de 2018.

RAFAELA MOUTINHO
Apoio do Departamento de Monitoramento de Resultados (DMR).
Responsável pelo assessoramento e apoio ao DMR.
RAFAELA MOUTINHO SILVEIRA
RAFAELA MOUTINHO SILVEIRA

Rafaela cursa Administração Pública e Social, na UFRGS. Assessorou, em 2018, o gabinete da Secretária-Adjunta da SPGG. Integra o DMR desde 2017.

VICTOR VARALLO FERREIRA
Apoio do Departamento de Monitoramento de Resultados (DMR).
Responsável pelo apoio técnico no Sistema de Monitoramento Estratégico, na compilação e análise de dados.
DSC05488 VICTOR
Victor

Victor é estudante de Engenharia Civil na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atua na SPGG desde 2016, quando iniciou no Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação da SPGG. Foi incorporado ao DMR em janeiro de 2017.

Logo Modelo FINAL
Modelo de Governança e Gestão

Desde janeiro de 2015, por intermédio da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul desenvolve um trabalho com metodologia, diagnóstico e metas. Somente com gestão, servidores capacitados, políticos dedicados e determinados, o Estado poderá fazer com que as ações aconteçam e atinjam o objetivo final, que é a entrega de serviços à população gaúcha.

Com isso, alcançar uma gestão qualificada, que promova o diálogo entre os entes, identifique os entraves e aponte soluções para deixar como legado a cultura da utilização das ferramentas de gestão pelos órgãos públicos como facilitadora do trabalho. Isso deve ser desempenhado para trazer o conhecimento como potencial transformador da realidade e, por consequência, ser a construtora do bem-estar social capacitando agentes modificadores da realidade socioeconômica do Estado.

Dessa forma, almeja garantir que, com uma sistemática inovadora, combata o desajuste estrutural, restabeleça a capacidade de receber investimentos, entregue e amplie obras e cumpra com a função de fazer o Estado funcionar melhor para o cidadão.

Acreditando nesse processo, no primeiro ano de Governo, o governador José Ivo Sartori firmou o Acordo de Resultados com as secretarias e órgãos da administração indireta, passando a acompanhar indicadores de desempenho e projetos prioritários, bem como as ações de eficiência de gestão, auxiliando no estabelecimento de metas e mensurando resultados das principais políticas e serviços públicos, dando início à prática de planejar e avaliar o desempenho com o monitoramento sistemático como fundamento para ações corretivas.

É nesse contexto que a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão está inserida na incorporação de um novo patamar na estrutura do Estado. Dessa maneira, os diferentes órgãos iniciaram uma cultura de planejamento e gestão que melhorará os resultados futuros.

O modelo de gestão para resultados que está sendo executado foi elaborado em parceria com o PGQP/MBC, por meio da Symnetics, desde dezembro de 2014, quando o mapa estratégico do Governo começou a ser desenhado. A Gestão para Resultados está baseada em planejamento, metas e um trabalho de governança forte que prioriza a interação entre os órgãos, de forma a trabalhar organizadamente, as políticas públicas em todas as áreas.

NOVO MAPA ESTRATÉGICO FINAL
Novo Mapa Estratégico 2017

O Mapa Estratégico é uma representação visual consolidada do plano a longo prazo. Nele estão descritos os principais objetivos do Estado, alinhados aos pilares de sustentação da estratégia: servir as pessoas; modernizar o estado e promover o crescimento.

A partir dos objetivos estratégicos, formalizados no primeiro trimestre do Governo, foram definidos quais os projetos se enquadravam nos critérios prioritários formalizados por meio do Acordo de Resultados.

Departamento de Monitoramento de Resultados
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão
Localização: Avenida Borges de Medeiros, nº 1.501, 21º andar
Porto Alegre-RS CEP 90119-900
Horário de atendimento: das 08h30min às 12h e das 13h30min às 18h
Fones: (51) 3288-6708 ou 6712
Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão