Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Educação Fiscal e Cidadania é tema de palestra para servidores

Publicação:

-
- - Foto: Arte Juliana Roll Ascom/Seplag
Por ASCOM SEPLAG

Estão abertas as inscrições para a palestra "A Educação Fiscal Construindo a Cidadania", que será realizada no dia 1º de outubro, a partir das 14h30min, no auditório do 20º andar do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF). O encontro é uma iniciativa da Escola de Governo (eGOV), vinculada à Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) e tem como público-alvo os servidores públicos, mas com participação aberta à população em geral.

O evento terá como palestrante o auditor-fiscal das Receita Federal Dão Real Pereira dos Santos, que também é diretor de Relações Institucionais do Instituto de Justiça Fiscal. Ele abordará questões como o Estado e Sociedade, Sentido e Mitos da Tributação, Carga Tributária, Capacidade Contributiva, Tributação e Desigualdade, Gastos Públicos e Desigualdade. Santos atua como professor do Curso de Extensão Universitária em Educação Fiscal e Cidadania, promovido em parceria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Receita Federal, Receita Estadual e o Programa de Educação Fiscal do Município de Porto Alegre.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail: redeescoladegoverno@planejamento.rs.gov.br . A capacidade do auditório é de 80 pessoas.

ESCOLA DE GOVERNO

A Escola de Governo tem como objetivo a promoção de ações de capacitação e valorização dos servidores públicos, para, assim, aprimorar a elaboração e execução de iniciativas que visem o desenvolvimento do Estado. No início de setembro, a nova coordenadora da eGOV, Anelize Davila Ferreira, foi uma das primeiras profissionais selecionadas por meio do Qualifica RS, programa lançado em abril e que adota critérios objetivos e transparentes de avaliação de profissionais e tomada de decisão para o preenchimento de cargos de alta liderança na administração gaúcha.

Para marcar a nova fase, a Escola terá uma programação especial para outubro, mês do servidor público. "Valorizar e qualificar constantemente os servidores é fundamental para que se possa alcançar os objetivos da administração e aprimorar nossa função essencial, que é servir à população", observou Anelize.

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão