Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Experiência do Qualifica RS é destaque em Workshop com servidores do Ceará e Pernambuco

Publicação:

Reunião virtual foi realizada na quinta-feira (19/11)
Reunião virtual foi realizada na quinta-feira (19/11)

Auxiliar os servidores dos estados do Ceará e Pernambuco na estruturação de Unidades de Gestão Estratégica de Pessoas foi o objetivo de um workshop realizado pela Fundação Lemann e pela Aliança, formada pelo Instituto Humanize, Fundação Brava e Instituto República, na manhã de quinta-feira (19/11) e que contou com a participação da equipe do Qualifica RS.

Na ocasião, as experiências do programa de seleção de profissionais para funções estratégicas no governo estadual, coordenado pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), foram compartilhadas juntamente com as do programa Transforma Minas, de Minas Gerais. As equipes dos dois estados atuaram em parceria na seleção do Consultor Técnico do Grupo de Trabalho Gestão Estratégica de Pessoas (GTD.GEP) do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad).

O evento, realizado de forma virtual, contou ainda com a perspectiva internacional do segmento por meio dos relatos e reflexões trazidas por Mariano Lafuente, especialista em Modernização do Estado no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e que coordena o programa de governo digital, gestão pública e transparência do BID para o Brasil.

Servidores dos dois estados nordestinos puderam conhecer a organização, metodologia, dimensionamento da equipe, estratégias para implementação e perenidade, níveis hierárquicos das vagas, dificuldades e aprendizados das experiências.

"A troca de experiências é de grande valia para otimização dos processos de seleção de lideranças por competências e, nesse sentido, o Estado de Minas Gerais tem sido um grande parceiro. Demais disso, ampliar o escopo e participar da construção e expansão em outros estados agrega grande valor público na disseminação do conhecimento, servindo de coração", destaca a diretora de Recursos Humanos do Estado, Andrea Pasquini.

Edição: Vagner Benites, Ascom/SPGG
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão