Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Fórum de Diretores Administrativos destaca contratação de Canais de Dados pelo governo estadual

Publicação:

fórum de DAs fórum de diretores administrativos spgg

Para que qualquer sede ou unidade de um órgão da Administração Direta ou Indireta do governo estadual possa desenvolver suas atividades, é necessária a disponibilização de soluções de tecnologia da informação e comunicação de forma transversal. Dentre as funcionalidades básicas está a contratação de canais de dados, que nada mais são do que as redes de comunicação que permitem o uso dos sistemas de trabalho pelos servidores. Quando as unidades estão situadas fora das sedes administrativas do governo, que são atendidas por rede própria, como, por exemplo, uma escola no interior, delegacia ou inspetoria agropecuária, é necessária a contratação de empresa fornecedora dos serviços de canais de dados. Na edição de maio do Fórum de Diretores Administrativos do RS, realizada na manhã desta quinta-feira (12/05), a licitação mais recente promovida pelo Poder Executivo para este serviço, homologada no final de abril, bem como os procedimentos para assinatura dos contratos por secretarias e órgãos foram apresentadas aos cerca de 100 presentes de forma virtual ao evento.

Diferentemente da última licitação publicada pelo governo estadual, desta vez a Administração passará a ter um contrato transversal único para o serviço válido para todas as secretarias da Administração Direta, sob responsabilidade da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG). Conforme o diretor do Departamento de Contratos Transversais, vinculado à Subsecretaria de Administração da SPGG, Tiago Amaral, o novo formato permitirá maior eficiência e melhores entregas, com aumento das velocidades da rede, expansão dos serviços e redução do custo para o Estado. Com a previsão do início da prestação dos serviços pela empresa vencedora para junho de 2022, a economia anual para o Executivo está estimada em aproximadamente R$ 20 milhões.

"No momento, estamos levantando junto às secretarias todos os endereços que deverão ser contemplados com o serviço para começar a elaboração do plano de implantação", destaca.

Além dos Canais de Dados, a 27ª edição do Fórum também destacou estatísticas e as novas funcionalidades previstas para o aplicativo do sistema de Finanças Públicas do Estado (FPE), produto desenvolvido entre o Tesouro do Estado e a Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage), em parceria com a Procergs, que permite o gerenciamento, controle e execução orçamentária e financeira da despesa pública do Estado, e a Política de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas do RS, publicada pelo governo estadual em março de 2022 com o objetivo de construir um alinhamento entre o órgão central da rede, no caso a Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, vinculada à SPGG, e os setoriais em cada secretaria de estado.

Para completar a pauta do encontro virtual, promovido pela Subsecretaria de Administração da SPGG, foram abordados ainda o serviço de manutenção e abastecimento de veículos do estado, em especial o módulo de Orçamento do Sistema de Manutenção, foi abordado por representantes do Departamento de Transportes do Estado (DTERS/SPGG) e foi fornecido um panorama da implantação da plataforma Office 365 entre os diferentes grupos de secretarias e órgãos da administração.

Fórum de DAs

Criado em setembro de 2019, o Fórum de Diretores Administrativos se consolidou como espaço para debate das iniciativas em andamento no Estado. As reuniões, realizadas de forma virtual desde o início da pandemia, ocorrem uma vez ao mês.

A próxima edição será no dia 2 de junho, às 10h.

Texto: Vagner Benites, Ascom/SPGG

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão