Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Fórum de Diretores Administrativos discute mobilidade, gestão documental e de compras

Publicação:

forum da
Quarto encontro do Fórum reuniu cerca de 70 servidores - Foto: Vagner Benites, Ascom Seplag
Por Vagner Benites, Ascom Seplag

Mobilidade, gestão documental e a catalogação de itens no Sistema de Gestão de Compras do Estado, o GCE, foram os temas abordados na manhã desta quarta-feira (06/11), durante o quarto encontro do Fórum de Diretores Administrativos do governo do Estado. Esta edição do evento, uma iniciativa da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), reuniu cerca de 70 participantes no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF).

O secretário-adjunto de Gestão, Marcelo Alves, coordenou o encontro, que contou com a participação de representantes do Departamento de Transportes (DTERS), do Departamento de Arquivo Público (APERS) e da Subsecretaria de Administração Central de Licitações (Celic), todos vinculadas à Seplag.

“Reunir em uma sala servidores de todos os órgãos do Estado para alinhar processos é uma forma de responder à demanda por mais eficácia nas nossas ações. Este diálogo, ao final, repercute na qualidade dos serviços prestados ao cidadão”, destacou Alves.

O diretor do DTERS, Estevão Goni Poitine, abordou o trabalho realizado pelo departamento para atualização da mobilidade dos servidores. Ele apresentou estudos em andamento que permitirão ao governo do Estado a contratação de serviços de transporte de passageiros por aplicativo, de modo semelhante ao já utilizado em outras esferas de governo e órgãos públicos. A medida está em fase de estudos e a previsão é de que seja implementada ao longo do próximo ano.

Já os representantes do Arquivo Público, Cléo Belicio Lopes e Jonas Ferrigolo, ressaltaram a necessidade de uma gestão documental eficiente no Estado. Os arquivistas apresentaram o trabalho feito no Departamento e destacaram a importância de atualizar e modernizar processos e que estes sejam estendidos a todos os órgãos do governo.

Para finalizar a quarta edição do Fórum de Diretores Administrativos, os representantes da Celic explicaram aos presentes as formas corretas para catalogação de itens no GCE. A diretora do Departamento de Planejamento da Celic, Sibele Geiss, e o gerente da equipe de catalogação, Paulo Alexandre Oliveira, elencaram os erros mais comuns e tiraram dúvidas neste processo, fundamental para a aquisição de itens para todas as secretarias.

DIÁLOGO PERMANENTE

A primeira edição do Fórum de Diretores Administrativos foi realizada no dia 4 de setembro, quando foram abordados a padronização e digitalização de documentos oficiais e a gestão dos imóveis do Estado. O segundo encontro ocorreu em 2 de outubro e teve como pauta central as atividades da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (CAGE). A terceira reunião, em 24 de outubro, discutiu a aquisição de bens e serviços de tecnologia.

Os encontros do Fórum estão previstos para ocorrer pelo menos uma vez ao mês.

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão