Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Governo busca apoio técnico do BNDES para desestatizar empresas

Publicação:

Governador e secretários se reuniram nesta terça-feira com o presidente do BNDES, Joaquim Levy
Governador e secretários se reuniram nesta terça-feira com o presidente do BNDES, Joaquim Levy - Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini

Em agenda oficial no Rio de Janeiro nesta terça-feira (19), o governador Eduardo Leite se reuniu com o presidente do BNDES, Joaquim Levy. Possíveis acordos de cooperação técnica para que os especialistas do banco ajudem o Estado no processo de desestatização de empresas públicas e na elaboração de modelagens de parcerias público-privadas (PPPs) foram o tema das conversas. Leite destacou que encaminhou à Assembleia Legislativa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que busca viabilizar a privatização de estatais prescindindo de um plebiscito. Também estiveram na reunião os secretários do Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Lemos; da Fazenda, Marco Aurelio Santos Cardoso e do Meio Ambiente e Infraestrutura, Artur Lemos.

Buscamos o BNDES para ter o apoio e o suporte técnico para estruturar algo que é bastante complexo, mas sabendo que a decisão soberana é da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, que, em nome do povo gaúcho, definirá o encaminhamento dessas empresas à privatização. O que queremos é poder ir adiantando esse processo para que, uma vez que ele seja decidido pela AL, nós possamos estar avançados na estruturação técnica e modelagem dessas privatizações”, afirmou o governador. 

A nossa agenda para o Rio Grande do Sul contempla a privatização de empresas não apenas com vistas à adesão ao regime de recuperação fiscal e ao ajuste das contas do Estado, como também, entende que são importantes para a qualificação e modernização de serviços prestados à população e investimentos privados que ajudem na economia do RS”, acrescentou Leite após o encontro, realizado na sede do BNDES nesta manhã.

Ao fim da reunião, o presidente Joaquim Levy convidou a equipe do governo do RS a pensar oportunidades de uma agenda de transformação para a entrega de serviços públicos do Estado com uso de tecnologia. Segundo ele, muitos estados passam por um processo de mudança demográfica com grandes impactos na transição da força de trabalho.

Há o desafio de se pensar o uso de ferramentas e tecnologias, já acessíveis para a iniciativa privada, também para modernizar a administração pública, sem que ocorra uma deterioração da prestação dos serviços”, disse Levy, que colocou o BNDES à disposição do RS e afirmou que “tem o maior interesse de cooperar com o Estado” no avanço dessas iniciativas.

Na noite de segunda-feira (18), Leite e o secretariado aproveitaram a viagem ao Rio de Janeiro para se reunirem com o presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Júnior, para apresentar os planos do Estado para o setor energético, além de ouvir do gestor federal informações sobre como se deu a reestruturação da estatal nos últimos anos. 

Ainda nesta terça, a comitiva gaúcha segue para Brasília, onde haverá reuniões com representantes da Câmara dos Deputados e do Senado. Na quarta-feira (20), Leite participará da 3ª Edição do Fórum dos Governadores, que terá a presença do ministro da Economia, Paulo Guedes, e do presidente do Senado, Davi Alcolumbre. O principal tema do encontro será a reforma da Previdência, mas os governadores devem debater ainda programas de privatização e outras medidas para retomar o equilíbrio fiscal dos estados.

Texto: Juliano Rodrigues e Vanessa Kannenberg
Edição: André Malinoski/Secom

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão