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Governo disponibiliza material de apoio para campanhas de combate à Covid-19

Parceria com organização que atua em 70 países auxilia prefeituras e entidades em ações que reforçam cuidados com o coronavírus

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Vídeos, cartazes e posts para redes sociais foram produzidos baseados em evidências científicas
Vídeos, cartazes e posts para redes sociais foram produzidos baseados em evidências científicas - Foto: Laiz Flores/Ascom SPGG

“A luta contra a Covid-19 continua. Ainda não é hora de dividir aquele chimarrão.” Esta é a mensagem central de um material de apoio publicitário que o governo do Estado está disponibilizando para fortalecer a mobilização da sociedade gaúcha no combate à Covid-19. A campanha foi desenvolvida pela Vital Strategies com o objetivo de reforçar comportamentos que possam evitar novos contágios da doença, ampliando a segurança individual e protegendo a família. As peças estão disponíveis para download no site do Distanciamento Controlado.

A partir da necessidade de comunicar de maneira clara os riscos da Covid-19 e os benefícios de controlar o avanço do novo coronavírus, a campanha reforça a importância de uma mudança de comportamento e engajamento das pessoas no que a mensagem define como os “3Ms” (usar máscara sempre que sair de casa, manter uma distância de dois metros e as mãos lavadas). O material instiga, também, a se evitar os “3As”: aglomerações, aproximações e ambientes fechados.

Organização global de saúde pública que atua em mais de 70 países, a Vital Strategies reúne especialistas e pesquisadores que auxiliam governos e outras instituições com a finalidade de reforçar as principais medidas de saúde pública e sociais para ajudar a conter a pandemia. A parceria com o governo, através da Secretaria de Comunicação, envolveu a criação e produção de materiais gratuitos e baseados em evidências científicas, como vídeos, cartazes e posts para redes sociais. Em cada material, há espaço para prefeituras e entidades interessadas incluírem os brasões municipais ou logomarcas em apoio à campanha.

“A parceria tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento de uma comunicação de risco eficaz, unificada e que seja capaz de promover a coesão social. A campanha tem como objetivo contribuir para a disseminação de informações claras e baseadas em evidências, incluindo as da Organização Mundial da Saúde, para o combate a Covid-19, evitando o crescimento de notícias falsas e falas polarizadas sobre a doença", afirma Pedro de Paula, diretor executivo da Vital Strategies no Brasil.

Coordenadora do Comitê de Dados no enfrentamento à Covid-19, Leany Lemos salienta que os bons resultados que o Estado atingiu até o momento no enfrentamento à pandemia devem ser reforçados com a compreensão da maioria da população sobre os riscos da doença. “Neste sentido, a parceria com a Vital Strategies vem para reforçar a adesão da sociedade. Importante assimilar uma mudança de comportamento que a pandemia impôs a cada um de nós”, destaca. Leany Lemos lembrou também que as mensagens semanais, via SMS da Defesa Civil do Estado, atuam com o mesmo objetivo de engajamento sobre o quanto os cuidados individuais ajudam a prevenir novos casos da doença.

Em seis meses de enfrentamento à pandemia, o Rio Grande do Sul está alcançando importantes indicadores. Com 4.627 óbitos no acumulado, o Estado tem taxa de 40,67 mortes para cada grupo de 100 mil habitantes, o que representa a quarta melhor média nacional. O Brasil tem taxa de óbito de 67,45 para cada grupo de 100 mil habitantes. Durante a pandemia, o RS conseguiu ampliar em 102% o número de leitos de UTI adulto no SUS: hoje são 1.884 disponíveis.

• Clique aqui e acesse o material de apoio.

Texto: Pepo Kerschner/Ascom SPGG

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