Governo propõe maratona digital para desenvolvimento de aplicativo do Centro Administrativo

Inscrições estão abertas e prosseguem até 12 de julho pelo site hackaffthon.rs.gov.br - Foto: Divulgação
Por ASCOM/SEPLAG

Todo o acervo documental e o conjunto arquitetônico do século passado que caracterizam o Arquivo Público do Estado, localizado no centro histórico de Porto Alegre, dividirão o mesmo espaço com o mundo da inovação. É o que propõe o concurso Hackaffthon – Seplag, um desafio que pretende criar soluções digitais para tornar os prédios públicos e os serviços do governo mais inteligentes, ágeis e inovadores. Durante um final de semana (20 e 21 de julho), as equipes estarão confinadas na sede do Arquivo para a maratona de desenvolvimento do aplicativo que reunirá todos os serviços do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff).

As inscrições estão abertas e prosseguem até 12 de julho. Podem participar do desafio pessoas físicas, gestores públicos e privados, hackers, gestores da área de TIC, servidores e estudantes. Em 19 de julho, haverá o encontro quando acontece a formação dos times. Para realizar as inscrições e buscar outras informações sobre o concurso, como regulamento e cronograma de atividades, basta acessar o site http://hackaffthon.rs.gov.br.

- - Foto: Arte Vinícius Ximendes Ascom/Seplag
A ferramenta busca criar soluções tanto para os servidores como para o público que frequenta o local que concentra a maioria das secretárias do Estado. Com o app, o usuário terá acesso a uma série de informações sobre o funcionamento do Caff, a localização dos serviços e vagas nos estacionamentos, ao passo que os funcionários públicos poderão acionar, via aparelho de celular, diferentes situações das suas rotinas de trabalho.
O concurso foi lançado no final de maio, durante a realização do SmartGov – Seminário de Inovação na Gestão Pública, que ocorreu no Tecnopuc, em Porto Alegre. O Hackaffthon é uma iniciativa da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), em parceria com as secretarias de Governança e Gestão Estratégica (SGGE) e de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) e com a Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs).