Leite apresenta potencialidades de negócios no RS na Câmara Espanhola em SP

Leite apontou as ações que estão sendo tomadas a fim de tornar o Estado mais atrativo a investidores - Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

A convite da Câmara Oficial Espanhola de Comércio no Brasil, o governador Eduardo Leite esteve na sede da associação empresarial, em São Paulo, na tarde desta segunda-feira (12/8), para apresentar as potencialidades e oportunidades de investimentos no Rio Grande do Sul. Os secretários da Fazenda, Marco Aurelio Cardoso, e de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Lemos, acompanharam o governador.

Aos empresários, Leite apresentou o Estado, em um vídeo de pouco mais de cinco minutos, como “uma porta de entrada para a América do Sul”, pois está próximo de grandes centros do Mercosul, com integração por meio de rodovias, hidrovias, ferrovias e voos internacionais, além da diversidade cultural, que facilita a proximidade com estrangeiros, principalmente da Europa.

Depois de citar números e setores em que o RS se destaca, o governador apontou as ações que estão sendo tomadas a fim de tornar o Estado mais atrativo a investidores, focadas na redução dos custos tributários, de logística e burocráticos. “Somos um Estado que, agora, se abre para o mundo, se abre a investimentos a partir de um conjunto de políticas validado pelos voto da população”, afirmou Leite.

Secretários Marco Aurelio (Fazenda) e Leany Lemos (Planejamento) acompanharam governador Leite em reunião na Câmara Espanhola - Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

Entre as oportunidades de investimento lideradas pelo governo, destacou as privatizações que estão sendo encaminhadas, as vendas de ações e as parcerias público-privadas (PPPs) e concessões que fazem parte de um grande programa lançado no final de março, o RS Parcerias. Os principais setores envolvidos são geração e transmissão de energia, distribuição de energia, distribuição de gás, mineração de carvão, estradas, portos e canais, água e saneamento e bancário.

“Posso garantir que não são apenas ideias. É uma agenda que estamos determinados em fazer e que vai sair do papel. O roll de privatizações e concessões está sendo realizado para propor o desenvolvimento e o reequilíbrio fiscal do RS”, garantiu Leite, deixando à disposição dos convidados um material impresso com dados e projetos. Após a palestra, o governador ainda respondeu a perguntas do público e concedeu entrevista à agência de notícias internacional EFE.

Negócios bilaterais

Marcos Madureira, presidente da Câmara Espanhola e Eurocâmaras, agradeceu ao governador gaúcho pela presença e apresentação. Nas últimas duas décadas, a Espanha esteve entre os três maiores investidores no Brasil, com destaque para os setores de informação e comunicação, indústrias de transformação, atividades financeiras e de seguros, indústrias extrativas, eletricidade e gás, construção, entre outros.

Com a onda de investimentos expressivos de importantes empresas espanholas que se instalaram no país nos anos 1990, a Câmara Espanhola cresceu e se fortaleceu como uma referência nas relações bilaterais hispano-brasileiras. Com associados dos mais diversos setores, porte e nacionalidades interessados em promover o intercâmbio comercial entre os dois países, a organização promove palestras a fim de aproximar governos, empresas e investidores dos dois países.

Além disso, desde junho deste ano, a Câmara Espanhola foi anunciada como a nova responsável pela presidência da Eurocâmaras. A organização foi fundada em 1999 pelas principais Câmaras de Comércio Europeias do Brasil, criando o órgão oficial mais representativo para as empresas europeias aqui instaladas, com destaque para as indústrias, que somam mais de 5 mil. Uma das temáticas a serem tratadas pela organização será o recente acordo de livre-comércio entre Mercosul e União Europeia, fundamental para o crescimento das exportações e intercâmbio empresarial.

Texto: Vanessa Kannenberg
Edição: Marcelo Flach/Secom