Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Livro aborda padrões de funcionamento do núcleo dos governos federais

Publicação:

Obra será lançada na próxima segunda-feira (25) no Departamento de Economia e Estatística (DEE)
Obra será lançada na próxima segunda-feira (25) no Departamento de Economia e Estatística (DEE)
Por ASCOM/SEPLAG

Como o Poder Executivo federal organizou o seu núcleo de governo e direcionou, entre os anos de 1995 e 2014, sua estratégia da agenda de políticas públicas prioritárias? Para tentar responder a esta indagação, o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) desenvolveu um projeto que mobilizou pesquisadores para compreender as características e os padrões de cada período, desafio que contou com a colaboração de acadêmicos de diversas universidades do país. O trabalho foi consolidado no livro “O Presidente e seu Núcleo de Governo: a Coordenação do Poder Executivo”, obra que terá seu lançamento em Porto Alegre, nesta segunda-feira (25).

Parceria do Ipea com a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), o lançamento acontece a partir das 14h30, no auditório do Departamento de Economia e Estatística (DEE), que fica rua Duque de Caxias, 1691, no Centro Histórico da capital. A abertura do evento terá a participação da titular da Seplag, Leany Lemos, e do diretor de Estudos e Políticas do Estado do Ipea, Alexandre Gomide. O livro está divido em três partes (“O que é como se constitui o núcleo do governo no Brasil”, “Núcleo de Governo e a coordenação Governamental” e “Casos e experiências dentro do Núcleo de Governo”), contemplando as conclusões de pesquisas independentes distribuídas em 13 capítulos.

A pesquisa procurou identificar como os governos coordenaram suas estratégias, com diferentes abordagens temáticas e metodológicas. Segundo o professor M. Ramesh, vinculado à Universidade Nacional de Singapura, a preocupação em relação às coordenações de núcleos governamentais é bastante antiga. “Isto não é surpreendente, dada a vasta gama de funções que os governos executam e o grande número de organizações e funcionários públicos que são empregados para executá-las. O foco na coordenação cresceu à medida que o escopo e as competências dos governos se expandiram", escreveu ele no prefácio do livro.

Após o lançamento da obra, haverá palestra com a participação do coordenador de Estudos e Políticas do Estado e Democracia do Instituto, Pedro Cavalcante, e do gestor governamental do Ministério da Economia, Álvaro Magalhães. Os debates terão comentários finais do professor e pesquisador da UFRGS, Marco Cepik. Servidores públicos que atuam na área de planejamento e pesquisa aplicada, gestores, professores e estudantes representam o público prioritário, mas o evento é aberto à participação em geral.

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão