Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Mediação e Conciliação RS

A desburocratização é uma bandeira a ser compartilhada e adotada por toda a estrutura de Estado e não somente por um único poder ou mesmo instituição.

Neste sentido o Conselho Estadual de Desburocratização e Empreendedorismo acolheu a sugestão, apresentada pelo representante do Tribunal de Justiça do RS para realizarmos uma grande mobilização dos poderes e instituições jurídicas para promovermos o método auto resolutivo de conflitos.

Na prática, o que se busca é transformar, simplificar, desburocratizar a cultura do litígio no judiciário por diálogos orientados para que possamos tornar a sociedade gaúcha mais saudável, fluída, dinâmica e competitiva.

O excesso de judialização gera custos públicos e privados desnecessários. Tempo desperdiçado e oportunidades perdidas.

Para isto, consolidou-se um grande grupo de trabalho composto por integrantes da SPGG/DescomplicaRS, Tribunal de Justiça, Procuradoria-Geral do Estado, Defensoria Pública Estadual, Ministério Público Estadual e Federal, Procuradoria-Geral de POA, OAB/RS, Câmaras Privadas de Conciliação, Justiça Federal, Tribunal Regional do Trabalho e Sociedade Civil, todos reunidos no propósito máximo de transformar o Rio Grande do Sul numa referência da aplicação da Mediação e Conciliação. Uma cultura de paz que congregue os objetivos mais nobres de convivência e prosperidade em nossa sociedade.

-

Com o tema Princípios e aplicações da Mediação e Conciliação foi realizada na noite desta quarta-feira (15) a quarta edição do Webinar Mediação e Conciliação RS, que contou com a palestra do vice-presidente da Comissão Especial de Mediação e Práticas Restaurativas da OAB/RS, Juliano Alves Lopes.

O evento foi conduzido pelo agente setorial da PGE na Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, Tiago Bona, e contou com a mediação da defensora pública Ana Carolina de Castro Zacher e da advogada da União Tatiana de Marsillac Linn.

Clique e assista na íntegra

3 Webinar Mediação e Conciliação
Com o tema Comunicação Não-Violenta como Potencializadorade Diálogos foi realizada na noite desta quarta-feira (01) a terceira edição do Webinar Mediação e Conciliação RS. A iniciativa, organizada pelo DescomplicaRS, projeto do Governo do Rio Grande do Sul que promove a simplificação dos processos públicos, contou com transmissão ao vivo pelo Youtube.

Palestrante da noite, o professor e psicólogo Leon Golendziner tratou da comunicação não-violenta, abordagem desenvolvida pelo psicólogo Marshall Rosenberg na década de 1960, e cada vez mais difundida em escolas de mediação.

Clique e assista na íntegra

2º WEBINAR Mediação e Concilicação RS 13 05 21 card

Com o tema “Mediação Empresarial, Perspectivas e Desafios” participaram o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Ricardo Villas Bôas Cueva, e o advogado, mediador empresarial e negociados de conflitos Diego Faleck.

Na abertura o secretário da SPGG, Claudio Gastal, ressaltou o trabalho realizado pelo Conselho Estadual de Desburocratização e Empreendedorismo (Cede), com diversas ações no sentido de facilitar a vida dos cidadãos, desburocratizando processos. O evento foi conduzido pelo Coordenador da Assessoria Especial de Assuntos Jurídicos e de Desburocratização, Tomás Holmer, e o conselheiro do CEDE, Daniel Santoro.

Clique e assista na íntegra

1° webinar

Com o objetivo de auxiliar o cidadão gaúcho na solução dos conflitos, foi realizado o primeiro webinar “Mediação e Conciliação RS”. O evento virtual contou com a participação de integrantes do Conselho Estadual de Desburocratização e Empreendedorismo (CEDE) e de representantes das instituições que compõem as funções essenciais à justiça e do Poder Judiciário.
O webinar foi conduzido pelo assessor especial jurídico da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Tomás Holmer, e teve como participantes o secretário da SPGG, Claudio Gastal, o desembargador 3º vice presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Ney Wiedemann Neto, além de ter como palestrante a desembargadora federal do TRF4, Taís Schilling Ferraz.


Clique e assista na íntegra

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão