Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Sistemática de Governança e Gestão do RS é apresentada para representantes de nove municípios da Serra

Publicação:

Carlos Búrigo apresentou o modelo de governança e gestão do RS
Carlos Búrigo apresentou o modelo de governança e gestão do RS - Foto: Gustavo Rech/ SPGG

A Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) promoveu na tarde desta segunda-feira (12), no auditório da Universidade de Caxias do Sul (UCS), a segunda reunião de interiorização da Sistemática de Governança e Gestão do Estado.

O encontro contou com a participação do secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Carlos Búrigo, que ressaltou o trabalho central da SPGG junto às secretarias e vinculavas do Estado desde 2015. "Com organização e planejamento, estamos enfrentando as dificuldades usando a transversalidade entre os órgãos para oferecer serviços melhores à população", disse.

Representantes de nove municípios da Serra estiveram no encontro
Representantes de nove municípios da Serra estiveram no encontro - Foto: Gustavo Rech/ SPGG

Estavam presentes servidores das CROPs, CREs, Coordenadorias Regionais de Saúde, Coredes, Brigada Militar, Polícia Civil, Bombeiros, Susepe, SEMA, Fepam, Secretaria da Fazenda, FASE, FGTAS, SINE, DAER, Emater, e PGE dos municípios de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Vacaria, Farroupilha, Carlos Barbosa, Garibaldi, Nova Petrópolis, Gramado e Canela.

Na ocasião, a diretora da SPGG, Melissa Custódio, apresentou o método utilizado pelo RS visando uma gestão mais enxuta, transparente, moderna e eficiente. "O objetivo é organizar as ações de Estado, buscar mais eficiência na aplicação de recursos, agir antecipadamente aos possíveis problemas e dar foco nas soluções priorizando a promoção da transversalidade das ações e a estruturação de um processo contínuo”, afirmou.

Ela ressaltou que a Sistemática de Governança e Gestão é um instrumento de gestão de Estado e não de um governo, com foco nas entregas para os cidadãos, desde a execução dos serviços e políticas públicas até a implantação de novos projetos e obras prioritárias. “Os próximos passos são na busca da manutenção desse processo, pois acreditamos que a mudança de cultura ocorre ao longo do desenvolvimento do trabalho”.

As demais reuniões de interiorização envolvendo as Regiões Funcionais do Corede ocorrem em Ijuí, Passo Fundo, Uruguaiana, Santa Maria, Pelotas e Porto Alegre.

Texto e fotos: Gustavo Rech Ascom/SPGG

Comentários

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão