Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

O que é?

O projeto Envolver – Juntos Pela Evolução do RS foi renovado e já está com ações em andamento. Em 2022, além da segunda etapa de abordagens para as lideranças da administração direta, o projeto foi ampliado e vai alcançar os gestores de fundações e autarquias além de levar informações mais diretamente aos servidores em geral.

O Envolver é um projeto do Estado do RS, desenvolvido pela subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, ligada à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão. Tem o apoio da Comunitas e parceria técnica da Consultoria Betania Tanure Associados (BTA).

O objetivo é promover uma nova cultura organizacional, com comportamentos de mais protagonismo e geração de melhores resultados. Esta cultura irá sustentar o propósito do Governo de mudança de paradigma, visando recuperar a autoestima dos servidores e criar as condições para construir um futuro melhor para a sociedade do Rio Grande do Sul. O objetivo do Envolver é construir uma cultura de Estado e não de Governo, que permaneça arraigada nas ações dos servidores nos mais diferentes órgãos na administração pública do Rio Grande do Sul mesmo após a conclusão das etapas do projeto.

Com a nova cultura é esperada maior integração entre as secretarias e órgãos, gestores mais atuantes no seu papel de protagonistas e influenciadores da mudança, além de servidores mais comprometidos e engajados com as soluções dos problemas que estão no seu campo de influência e de controle. Como resultados, são esperadas melhorias no ambiente de trabalho, entrega de serviços mais qualificados e ágeis ao cidadão.

Iniciado em dezembro de 2020, o Projeto Envolver tem passado por uma série de etapas, começando com o próprio governador Eduardo Leite e secretários de Estado e, ao longo dos meses, impactando lideranças e gestores e chegando a todos os servidores. Dos encontros iniciais, foi realizado um diagnóstico, com o mapeamento da cultura atual e a definição de quais comportamentos precisariam ser fortalecidos e quais deveriam ser enfrentados. Esses comportamentos são chamados de “Direcionadores de Cultura”.

Essa definição dos direcionadores foi realizada através de processo de cocriação entre a Equipe de Governo e suas lideranças com apoio metodológico da consultoria.

O envolvimento das lideranças, ou seja, de todas as pessoas em posição de gestão é fundamental para o sucesso do Envolver. Cultura e liderança são faces da mesma moeda, cultura é comportamento e quem modela o comportamento das pessoas são as suas lideranças.

São os gestores que disseminam a cultura e mobilizam os servidores para a prática dos comportamentos desejados. Cultura é comportamento coletivo e o comportamento individual de cada um é muito importante nesse processo. A participação e engajamento de todos é fundamental.

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão